Autárquicas: José Delgado é o novo candidato do PSD a Tomar, substituindo Luís Boavida

O engenheiro José Delgado é o novo cabeça de lista do PSD à Câmara de Tomar nas próximas autárquicas, depois de Luís Boavida ter desistido da sua candidatura por motivos de saúde recentemente diagnosticados.

Em declarações à Lusa, José Delgado disse hoje que "a situação é conhecida", tendo lembrado que Luís Boavida, anterior cabeça de lista do PSD, "foi diagnosticado com uma doença oncológica".

"Face à situação, tivemos que fazer uma análise, pelo que assumi a liderança da candidatura numa lógica de continuidade", disse o engenheiro, que já era o número dois da lista e que preside à mesa da assembleia geral do PSD de Tomar.

"Vamos manter a estrutura da equipa e os princípios", afirmou, tendo destacado a "continuidade" do projeto iniciado por Luís Boavida e referido que os objetivos são "manter um ritmo ganhador para defender e recolocar Tomar na primeira linha, ao nível cultural, turístico, patrimonial, empresarial, na fixação de jovens e no desenvolvimento e aumento da sua qualidade de vida".

José Delgado disse ainda que o partido "está unido para esta etapa e para dar a volta ao marasmo que se instalou em Tomar", tendo afirmado "acreditar" que existem condições para vencer as autárquicas no dia 1 de outubro.

Luís Filipe Boavida, 54 anos, técnico superior em Tomar, anunciou a sua desistência da corrida à Câmara de Tomar no dia 27 de julho, devido a uma doença do foro oncológico diagnosticada há menos de um mês.

"A partir de agora a minha prioridade será a minha saúde e a luta para vencer a doença. É neste objetivo que terei de concentrar todas as minhas forças e todas as minhas energias", disse Luís Boavida, numa breve declaração lida num restaurante da cidade, tendo a seu lado a mulher e o filho.

Nas eleições autárquicas de 2013, o PS conquistou 27,55% dos votos (três eleitos), o PSD 26,14% (dois vereadores), os Independentes por Tomar (IpT) 15,56% (um) e a CDU 9,19% (um), num concelho que tinha 37.310 eleitores inscritos.

O atual executivo da Câmara Municipal de Tomar é liderado por Anabela Freitas (PS), tendo os socialistas três eleitos, o PSD dois vereadores, os Independentes por Tomar um e a CDU outro.

Ler mais

Exclusivos