Autárquicas: Fernando Choupina quer ser "voz ativa" do Bloco em Macedo de Cavaleiros

O académico Fernando Choupina é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, com o propósito de ser "uma voz ativa" no concelho.

O candidato apresenta-se "como um académico e não como um político" e diz que defendeu "sempre uma ideologia de esquerda", embora nas últimas eleições autárquicas tenha apoiado o atual e presidente da Câmara, Duarte Moreno, e recandidato pelo PSD em coligação com o CDS-PP.

Fernando Choupina integrou as listas do PSD para a freguesia onde reside, Carrapatas, por entender que as eleições Autárquicas "funcionam muito por pessoas". Passados quatro anos concluiu que o presidente que apoiou "pouco ou nada manda" e decidiu avançar pelo Bloco de Esquerda.

O candidato diz que vê "no Bloco os ideais" que defende e afirma que quer ser "uma voz ativa" no concelho de Macedo de Cavaleiros, liderado há 16 anos pela Direita.

Nascido numa família de agricultores com dez filhos, Fernando Choupina promete uma atenção especial ao setor num concelho onde, segundo diz, "os políticos visitam os agricultores de quatro em quatro anos".

O candidato do Bloco tem 53 anos, é professor de Matemática em Macedo de Cavaleiros, e tem no programa eleitoral a aposta no regresso do Ensino Superior, que desapareceu daquele que é o terceiro maior concelho do distrito de Bragança, depois de o Instituto Jean Piaget ter encerrado.

Fernando Choupina reclama mais atenção para as crianças e jovens e dá o exemplo daqueles que "participam em natação de federados e têm que ir treinar a Bragança ou Mirandela".

Isto porque, segundo disse, "construíram uma piscina, em Macedo de Cavaleiros, e não tem as medidas exigidas para esse efeito".

O candidato do Bloco quer um concelho onde "àqueles que têm melhores competências tem de lhe ser dada a liberdade para mostrar e para aplicar essas competências".

"A governação nestes últimos 16 anos tem sido uma governação para amigos", afirmou.

Ler mais

Exclusivos