Autárquicas: CDU candidata economista Tiago Cunha à Câmara de Belmonte

O economista Tiago Cunha é o candidato da CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV) à presidência da Câmara Municipal de Belmonte nas eleições do dia 01 de outubro, anunciou hoje aquela estrutura partidária.

A CDU refere em nota hoje enviada à agência Lusa que o cabeça de lista à autarquia de Belmonte, com 40 anos, é economista e integra o Gabinete de Economia da CGTP-IN, tendo já sido dirigente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Campos Melo e da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, bem como do Núcleo da Cova da Beira da Quercus.

Na mesma nota é referido que o primeiro candidato à Assembleia Municipal é José Alberto Pires Gonçalves, 55 anos, coordenador operacional na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, delegado sindical e membro da Comissão de Igualdade entre Homens e Mulheres da União de Sindicatos de Castelo Branco.

A CDU ressalva ainda que apresenta candidaturas a todos os órgãos autárquicos deste concelho do distrito de Castelo Branco.

Segundo o referido, António Dias encabeça a lista à União de Freguesias Belmonte e Colmeal da Torre; Rosa Coutinho à Freguesia de Caria, Diana Gonçalves Birra à Freguesia de Maçainhas e Marisa Tavares à Freguesia de Inguias.

Em declarações à agência Lusa, o primeiro candidato à Câmara, Tiago Cunha, salienta que este "é um projeto que assenta numa motivação coletiva" e que pretende "marcar a diferença".

"Os outros dois candidatos à autarquia simbolizam aquilo que tem sido o passado do concelho, portanto a nossa candidatura apresenta-se como uma proposta de futuro que romperá com algumas das dinâmicas do passado", frisou.

Lembrando que a CDU avança para as autárquicas com o mote "honestidade, competência e trabalho", Tiago Cunha também garante que esta será uma "candidatura muito próxima das populações e dos seus problemas".

Segundo referiu, as especificidades do concelho serão tidas em conta, nomeadamente a questão do envelhecimento demográfico e a necessidade de criação de emprego.

A nível local, a CDU promete ainda lutar pela defesa da água como bem público ou pela extinção da empresa municipal e integração dos funcionários nos quadros do município.

Além de Tiago Cunha, também já foram anunciadas as candidaturas do atual presidente da Câmara, António Dias Rocha, que se mantém nas listas do PS, e do ex-presidente deste município, Amândio Melo, que avança pela coligação "Trabalho, Verdade e Mudança", entre o PSD e o MPT.

Nas eleições de 2013, o PS, liderado por António Dias Rocha, conquistou quatro mandatos, enquanto o Movimento Pessoas pelo Concelho de Belmonte elegeu um vereador.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Começar pelas portagens no centro nas cidades

É fácil falar a favor dos "pobres", difícil é mudar os nossos hábitos. Os cidadãos das grandes cidades têm na mão ferramentas simples para mudar este sistema, mas não as usam. Vejamos a seguinte conta: cada euro que um português coloca num transporte público vale por dois. Esse euro diminui o astronómico défice das empresas de transporte público. Esse mesmo euro fica em Portugal e não vai direto para a Arábia Saudita, Rússia ou outro produtor de petróleo - quase todos eles cleptodemocracias.