Autárquicas: CDU candidata a Borba antigo presidente João Proença

O antigo presidente da Câmara de Borba João Proença vai ser o candidato da CDU a este município alentejano, liderado por um movimento independente, nas eleições autárquicas de 01 de outubro, foi hoje anunciado.

Segundo a comissão coordenadora de Borba da Coligação Democrática Unitária (CDU), João Manuel Rato Proença, de 70 anos, foi presidente da Câmara Municipal de Borba, no distrito de Évora, durante três mandatos, entre 1990 e 2001, eleito pela CDU.

O candidato, natural de Borba, que foi vereador do município de Borba, de 1985 a 1989, eleito pela CDU, é desde 2002 o presidente da Casa do Alentejo, em Lisboa.

João Proença, empregado de escritório, com formação na área de contabilidade, foi delegado sindical dos Sindicatos dos Escritórios de Lisboa e das Industrias Elétricas do Sul e Ilhas.

A comissão coordenadora de Borba da CDU considera que esta candidatura tem "como objetivo claro assumir a presidência do município de Borba e afirmar e alargar a sua ação e influência às freguesias e aos restantes órgãos autárquicos", e pretende criar as condições para "construir um concelho melhor para a população que nele vive e trabalha".

"A CDU apresenta-se às próximas eleições com o seu projeto autárquico assente no trabalho, honestidade e competência com a convicção de que Borba vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, com uma gestão participada em articulação com o movimento associativo, com os trabalhadores, com empresários e com a população", adianta a comissão coordenadora.

Este é o quarto candidato anunciado, até hoje, à presidência da Câmara Municipal de Borba para as eleições autárquicas deste ano, depois de o Bloco de Esquerda ter divulgado a candidatura do professor Rui Manuel Sá, do presidente do município, António Anselmo, já ter revelado que se vai recandidatar ao cargo pelo Movimento Unidos por Borba (MUB), pelo qual foi eleito em 2013, e de o PS avançar com a candidatura do professor Agnelo Baltazar.

O executivo municipal de Borba é composto por dois eleitos do movimento independente, um do PS, um do PSD e um da CDU.

No distrito de Évora, com 14 concelhos, a CDU lidera em seis municípios (Alandroal, Arraiolos, Évora, Montemor-o-Novo, Mora e Vila Viçosa), o PS em cinco (Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo) e os outros três (Borba, Estremoz e Redondo) são presididos por movimentos independentes.

Ler mais

Exclusivos