Autárquicas: BE candidata independente António Delgado à Câmara de Alcobaça

O independente António Delgado vai encabeçar a lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Alcobaça, nas próximas eleições autárquicas, disse hoje o próprio à Lusa.

"Coesão social, economia e cultura" são os três "pontos fortes" da candidatura que o BE apresentará publicamente ao final da tarde de hoje tendo como cabeça de lista o independente António Delgado, indicou.

"As políticas sociais - o combate à pobreza e à exclusão, o apoio aos desempregados, aos idosos e suas famílias - serão o nosso primeiro desígnio", disse à Lusa António Delgado que, em termos de coesão social, defende ainda um concelho com "oportunidades iguais para todos" e com "menos assimetrias entre as freguesias".

No que toca ao investimento, as ideias que o candidato apresentará hoje no seu discurso passam pela aposta "em políticas ativas que dotem o concelho com um ambiente atrativo para o investimento e que estimule políticas de emprego e desenvolvimento económico como forte fator de coesão social, sustentado na indústria existente, na agricultura e agropecuária, nas novas tecnologias e no turismo que o território proporciona".

Considerando a cultura "um fator de desenvolvimento", António Delgado propõe-se liderar um concelho que deve "orgulhar-se do seu património" e que "conjugue tradição com modernidade", sabendo manter "os seus usos e costumes" e, em simultâneo, "arriscar e ousar inovar".

António Delgado nasceu em Turquel, Alcobaça, em 1958.

É licenciado e doutorado em Belas Artes, pela Universidade do País Basco, em Espanha desde 2001.

Profissionalmente está ligado ao Ensino Superior Universitário e Politécnico, mas também ao mundo da arte e da cultura, como artista plástico, curador e ensaísta.

Exerceu em diversas universidades, de Espanha e Portugal, sendo atualmente professor coordenador, na Escola Superior de Arte e Design do Instituto Politécnico de Leiria.

António Delgado tem exposto obra própria e publicado livros sobre arte em Portugal e no estrangeiro.

No campo das artes e do ensaio escrito, tem vários prémios nacionais e internacionais.

Além de António Delgado, o BE divulga o nome do advogado Adelino Granja como primeiro candidato à Assembleia Municipal de Alcobaça.

António Delgado disputará a Câmara com o atual presidente, Paulo Inácio, que se recandidata pelo PSD, Carlos Bonifácio, pelo CDS, e Rogério Raimundo, pela CDU.

A Câmara de Alcobaça é liderada pelo PSD, com três eleitos no executivo, que integra dois vereadores do PS, um do CDS e um da CDU, estes últimos quatro sem pelouros atribuídos.

Ler mais

Exclusivos