Autárquicas: BE apoia candidatura independente de Henrique Bertino em Peniche

O Bloco de Esquerda declarou hoje apoio à candidatura do Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche, cujo cabeça-de-lista à câmara é o independente Henrique Bertino, presidente da Junta de Freguesia de Peniche, nas eleições autárquicas de 01 de outubro.

Em comunicado, a distrital de Leiria do BE expressou "a sua pública satisfação por esta candidatura ter alcançado o objetivo de apresentação de listas a todos os órgãos autárquicos do concelho de Peniche e o seu total apoio para ajudar a que o Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche seja o principal protagonista da mudança fundamental que a autarquia de Peniche precisa".

É por este motivo que o Bloco de Esquerda não apresenta listas em Peniche.

O BE sublinhou o facto de a candidatura liderada por Henrique Bertino ter preparado o seu programa eleitoral a partir dos contributos dos cidadãos e concluiu que, com as propostas do Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche, "é possível confiar que a mudança na gestão autárquica em Peniche será não só possível, como absolutamente desejável".

As apostas na implementação de um Programa Local de Medidas de Adaptação e Mitigação às Alterações Climatéricas e contra o Aquecimento Global, na educação e formação, na atração de investimento e na promoção da habitação social - defendidas pela candidatura - justificaram o apoio do BE.

Os bloquistas sublinharam também como prioridades a aposta numa nova política de mobilidade e de transportes públicos e a implementação de um Orçamento Participativo "que envolva todos os cidadãos, partidos, associações, coletividades e órgãos de poder local, especialmente as freguesias".

Henrique Bertino, presidente da Junta de Freguesia de Peniche desde 2013, eleito pela CDU, explicou à agência Lusa que decidiu abandonar esse projeto por "sentir que há muito tempo se discutiam assuntos com decisões já tomadas e não querer branquear a situação".

Além disso, recebeu incentivos para ser o cabeça-de-lista à Câmara (no distrito de Leiria) e entendeu que, face à lista ao município e ao programa da CDU, "não era esse o caminho que queria percorrer".

O independente, 60 anos, foi presidente da Junta de Freguesia da Ajuda (antes da fusão das três freguesias existentes na cidade) durante 12 anos.

Nas eleições autárquicas, concorrem mais cinco candidatos à Câmara de Peniche: Filipe de Matos Sales (PSD), a independente Márcia Henriques, Rogério Cação (CDU), o ex-presidente da câmara Jorge Gonçalves (PS) e João Nuno Santos (CDS-PP).

O atual presidente da Câmara, António José Correia (CDU), não se pode recandidatar por atingir o limite de mandatos autárquicos e vai ser o cabeça-de-lista da CDU à Assembleia Municipal.

Nas eleições autárquicas de 2013, a CDU elegeu três elementos para o executivo municipal, o PS dois e o PSD outros dois.

Ler mais

Exclusivos