11 maio 2019 às 22h19

Ativistas acampam no centro de Barcelona contra especulação imobiliária

Barcelona, 11 mai 2019 (Lusa) -- Dezenas de pessoas acamparam hoje numa das principais avenidas de Barcelona, Espanha, com objetivo de lá dormir, no âmbito de uma ação de protesto contra a especulação imobiliária e o preço "abusivo" das rendas.

Lusa

Sob o lema "Noite na rua", os ativistas ocuparam o centro da avenida Gran Vía de Barcelona, colocando tendas, colchões, almofadas e sacos de cama no chão para dormir, assim como cadeiras e sofás.

A ação de protesto incluiu também construções de cartão e de madeira que simulam casas e surge depois de uma concentração na mesma avenida convocada pela plataforma "Barcelona não está à venda", contra a gentrificação da cidade.

Os manifestantes, que têm o apoio de membros do partido Candidatura de Unidade Popular (CUP), os manifestantes exigem ao governo regional da Catalunha e ao Governo de Espanha, a expropriação de todos os prédios na posse de bancos, uma redução de 50% do preço do arrendamento de casas e a paralisação de todos os despejos.

"A habitação é um direito, a especulação é um roubo" ou "que mais tem que acontecer" são algumas das frases nos cartazes que os ativistas colocaram no acampamento da Gran Vía.

Tópicos: internacional