António Caria encabeça lista da CDU à Câmara da Nazaré

O independente António Caria vai ser o cabeça de lista da CDU à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, divulgou hoje a coligação.

A "restruturação da situação financeira da Câmara e a reorganização dos serviços" são as duas principais batalhas apontadas por António Caria dos Santos, que à agência Lusa afirmou considerar que "sem isso não será possível apresentar um trabalho sério ao eleitorado".

Deputado na Assembleia Municipal da Nazaré desde 2008, o independente eleito pela CDU aponta a sua "experiência" autárquica e o "conhecimento do concelho" como os principais fatores que ditaram a escolha do seu nome para encabeçar a lista da coligação.

Depois de quase uma década sem faltar a nenhuma das sessões da assembleia e tendo assistido a "90% das reuniões de Câmara", António Caria acredita estar "em condições de apresentar um projeto sério" para o município a que concorre "para ganhar", apesar de tradicionalmente a CDU não eleger vereadores para o executivo da Nazaré.

O candidato foi, na terça-feira, apresentado publicamente durante "o habitual almoço comemorativo do aniversário da revolução dos cravos", organizado pela estrutura da CDU da Nazaré, que em comunicado divulgou hoje também a escolha de João Paulo Quinzico Delgado como primeiro candidato à assembleia.

António Manuel Caria dos Santos, de 56 anos, foi durante 40 anos Técnico de Farmácia e tem diversos cursos de formação nas áreas de emergência, socorro e combate a incêndios.

Bombeiro voluntário durante 28 anos, chefiou as corporações da Nazaré e de Alcobaça e tem um percurso associativo, estando ligado a várias associações locais.

Sem filiação política foi candidato a deputado à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Leiria nas eleições legislativas de 2011, como independente nas listas da CDU. Cumpre atualmente o segundo mandato autárquico na Assembleia Municipal da Nazaré.

É ainda deputado na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM-Oeste), onde cumpre também o segundo mandato.

A candidatura da CDU é a quarta a ser divulgada, depois de o PS ter anunciado a recandidatura do atual presidente, Walter Chicharro, o PSD a de Alberto Madaíl e o CDS a de Graciano Dias.

A Câmara da Nazaré é liderada pelo PS com quatro eleitos no executivo, onde o PSD conta com dois vereadores e o Grupo de Cidadãos Independentes do Concelho da Nazaré (GCICN) com um, sendo que nenhum vereador da oposição tem pelouros atribuídos.

Ler mais

Exclusivos