André Dionísio volta a empatar no Mundial de xadrez de sub-20

André Dionísio voltou hoje a empatar no campeonato do Mundo de xadrez de sub-20, desta vez contra o belga Yordi de Block, passando a ter 2,5 pontos no torneio, em oito jornadas.

O campeão nacional de sub-20, jogador da Académica de Coimbra, já trazia de rondas anteriores uma vitória, dois empates e quatro derrotas, na competição a decorrer em Gebze, Turquia.

A jogar de brancas, Dionísio voltou a estar bem perante um adversário teoricamente superior - o português começou com um Elo inicial de 2010, enquanto que o belga tinha 2118.

Com os resultados obtidos, Dionísio já melhorou o seu Elo para 2082, quando ainda faltam três jornadas para acabar o Mundial.

Ler mais

Premium

DN Life

DN Life. «Não se trata o cancro ou as bactérias só com a mente. Eles estão a borrifar-se para o placebo»

O efeito placebo continua a gerar discussão entre a comunidade científica e médica. Um novo estudo sugere que há traços de personalidade mais suscetíveis de reagir com sucesso ao referido efeito. O reumatologista José António Pereira da Silva discorda da necessidade de definir personalidades favoráveis ao placebo e vai mais longe ao afirmar que "não há qualquer hipótese ética de usar o efeito placebo abertamente".