PS congratula-se com taxa de desemprego mais baixa em 18 anos

A deputada socialista Idália Serrão congratulou-se hoje com a taxa de desemprego mais baixa em 16 anos, salientando também o recuo do desemprego jovem em Portugal, analisando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Paula Sá
PS congratula-se com a descida do desemprego© JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

"Há uma melhoria do mercado de trabalho, com a descida da taxa de desemprego e a subida do número de portugueses empregados, efetivamente há uma subida do número de empregos criados desde o início da legislatura", afirmou à Lusa.

A taxa de desemprego desceu para 6,8% em junho, quer em termos homólogos quer em cadeia, segundo o INE, que adiantou que "a taxa de desemprego de junho de 2018 se situou em 6,8%, menos 0,2 pontos percentuais que no mês anterior, menos 0,7 pontos percentuais em relação a três meses antes e menos 2,3 pontos percentuais que no mesmo mês de 2017".

"Constatamos que a taxa de desemprego, que se situa nos 6,8%, apresenta o valor mais baixo dos últimos 16 anos, está ao nível de setembro de 2002, mas também a taxa de emprego apresenta o valor mais alto dos últimos 16 anos. Desde o início da legislatura, a criação líquida de emprego foi de mais de 321.700 postos de trabalho", afirmou a parlamentar do PS.

Para a deputada socialista, "há uma descida sustentada do emprego jovem porque tanto a taxa de emprego como o número de jovens empregados apresenta o valor mais alto desde 2011, por isso é sustentado, mas estes dados definitivos de junho de 2018, vêm demonstrar que, desde junho de 2004, portanto pela primeira vez em 14 anos, a taxa de desemprego jovem é a mais baixa, ficando abaixo daquela barreira muito importante dos 20%."