"A Presença, Serena e Terna" é o álbum de estreia do pianista de jazz Helder Bruno

O álbum de estreia do pianista e compositor de jazz Helder Bruno, "A Presença, Serena e Terna", é editado em 16 de março, um dia depois de o músico atuar no Café Belcampo, em Amesterdão.

O álbum tem a participação especial do cantor Nuno Guerreiro, no tema "Balada das Fadas", sobre poema de Fernando Pessoa, do percussionista Marito Marques em "Alentejo" e também da soprano Mafalda Umbelino Camilo.

Outras participações no CD, editado pela Cherry Blossom, são as dos músicos Maria Kagan e Tünde Hadady (violinos), Rogério Monteiro (viola d'arco) e Feodor Kolpashnikov (violoncelo).

Neste álbum, com produção e direção musical de Helder Bruno, todos os temas, música e letra, são de sua autoria, exceto "Balada das Fadas".

"A Presença, Serena e Terna" é apresentado no próximo dia 23, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, no âmbito da 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Ao palco da Praça da República, com o pianista, sobem Nuno Guerreiro, Mafalda Umbelino Camilo e o Blossom Quartet.

"Parte integrante do espetáculo é a projeção de fotografias [do fotógrafo belga] Lieve Tobback", adiantou à agência Lusa fonte da produtora musical.

Helder Bruno, de 41 anos, é investigador do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, da Universidade de Aveiro, coordenador das pós-graduações em Gestão nas Indústrias da Música e em Gestão das Indústrias da Cultura e do Turismo, na Coimbra Business School, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

Em 2006 publicou o seu primeiro livro, "Jazz em Portugal, 1920-1956".