Holanda vence Itália na final e revalida título europeu de futebol sub-17

Dublin, 19 mai 2019 (Lusa) -- A Holanda tornou-se hoje recordista de triunfos em campeonatos europeus de futebol sub-17, ao conquistar o quarto título ao vencer a Itália por 4-2, na final disputada no estádio Tallaght, em Dublin, na Irlanda.

A Holanda, que tal como a Espanha somava três triunfos na competição, o último dos quais no ano passado, chegou ao intervalo a vencer por 3-0, na sequência dos golos de Hansen, aos 20 minutos, de Bannis, aos 37 e de Maatsen, aos 45.

A Itália, que afastou a seleção portuguesa nos quartos de final, reduziu a desvantagem aos 56 minutos, por Colombo, que 'bisou' aos 89, já depois de Ünüvar ter voltado a marcar para os holandeses, aos 70, e se ter tornado no primeiro jogador com 15 anos a fazê-lo numa final.

As duas equipas reeditaram a final de 2018, que os holandeses também venceram, no desempate através de grandes penalidades (4-1), depois do empate 2-2 no tempo regulamentar.

A Holanda soma quatro triunfos na competição, seguida da Espanha com três, e de Portugal, Rússia e França, com dois títulos cada.

Portugal sagrou-se campeão europeu de sub-17 em 2003, sob o comando de António Violante, e em 2016, com Hélio Sousa.

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.