Figueira da Foz ganha dois novos murais de arte urbana

Figueira da Foz, Coimbra, 28 mai 2019 (Lusa) - A Figueira da Foz dinamiza a iniciativa "A Arte Urbana que MOVE", com 'workshops', visitas guiadas e a criação de dois novos murais no centro da cidade, da autoria da Halfstudio e de gonçaloMAR, anunciou hoje o município.

A iniciativa, realizada no âmbito da Mostra de Ofertas Vocacionadas e Educativas (MOVE) 2019, conta com a realização de duas oficinas e visitas guiadas, na quinta-feira e na sexta-feira, e com a criação de dois novos murais, em parceria com a Mistaker Maker, informou hoje a Câmara da Figueira da Foz, em comunicado, enviado à agência Lusa.

Na escadaria central da Esplanada Silva Guimarães, está a ser criado um mural pela dupla Halfstudio que trabalha aquele espaço de ligação "entre o mar e a cidade" com duas mensagens diferentes "para quem sobe e para quem desce", contou à agência Lusa a curadora Lara Seixo Rodrigues, responsável pela Mistaker Maker.

Com recurso à anamorfose (uma imagem ou mensagem só pode ser vista a partir de um determinado ângulo), surgem as mensagens "Alma no mar" - para quem desce para a praia - e "O brilho na cidade" - para quem sobe -, num trabalho que recorre a "elementos geométricos que se identificam com as mensagens", explicou.

Já na esquina entre as ruas da Fonte e da Liberdade, está a ganhar forma um mural de gonçaloMAR, que usa "elementos de fauna e flora local, para compor dois rostos", numa zona "que precisava de bastante cor", afirmou Lara Seixo Rodrigues.

As duas visitas guiadas, que são gratuitas, decorrem às 18:00, na quinta-feira e na sexta-feira, e irão mostrar oito murais existentes na cidade, a maioria criados aquando do festival Fusing, em 2013 e 2014.

"Vai ser muito interessante porque foram dos primeiros murais de artistas que são hoje considerados dos melhores em Portugal. Permite contar a evolução desses artistas, como o Mário Belém ou Kruella d'Enfer", salientou Lara Seixo Rodrigues, que fará as visitas guiadas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG