Festival Flamenco Heritage até 15 de novembro em seis cidades portuguesas e em Madrid

O Festival Flamenco Heritage, que conta com nomes como Gerardo Nuñez, Antonio Carbonell e El Yiyo, realiza-se pela primeira vez em seis municípios portugueses e na capital espanhola, a partir de quinta-feira, anunciou a organização.

Além dos espetáculos, alguns contando com a participação de artistas portugueses como Helder Moutinho, o certame que se prolonga até 15 de novembro apresenta uma programação de cinema, uma exposição de fotografia, de Diego Gallardo López, e 'masterclasses'.

O festival acontece nos municípios de Aveiro, Évora, Vila do Conde, Campo Maior, Lagoa, no Algarve, Lisboa e Madrid.

Paco de Lucia, músico de referência do flamenco, falecido em fevereiro de 2014, é homenageado com o espetáculo "Entre Dos Aguas", que junta no mesmo palco os músicos Gerardo Nuñez, Helder Moutinho, Pedro de Castro, Carmen Cortés, Antonio Carbonell, Cepillo e Pablo Martín Caminero.

O espetáculo, baseado no álbum de Lucia "Entre dos aguas" (1975), no qual incluiu o fandango "Castro Marim", dedicado à terra natal da sua mãe, é apresentado no dia 28 de outubro no Centro de Congressos do Arade, em Ferragudo, no concelho de Lagoa, no dia 04 de novembro na Aula Magna, em Lisboa, no dia 11 de novembro no Teatro Garcia de Resende, em Évora, e no dia 15 no Teatro Nuevo Apolo, em Madrid.

Miguel Vargas, distinguido o ano passado com o Prémio Tio Luis el de la Juliana, Juan Vargas, "La Kaita", Alejandro Veja e "El Peregrino" apresentam "Raices-Extremadura Flamenca" em três palcos: no Teatro Aveirense, em Aveiro, no dia 31 de outubro, Aula Magna, de Lisboa, no dia 03 de novembro, e no Centro Cultural de Campo Maior, no dia 10.

A dupla El Yiyo y El Tete com Miguel Ángel Montero Martín, José Sargero Alunda e Jacobo Cristóbal Sánchez protagonizam "Flamenco de Sangre. Grande Baile de Gala Flamenco", que acontece no dia 03 de novembro na Aula Magna, em Lisboa, e no dia seguinte, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

No dia 27 de outubro, no Fórum Lisboa atua o Marco Alonso Group, projeto musical flamenco com mais de uma década, nascido em Setúbal e liderado pelos músicos Marlo Alonso e Helder Luís Pereira.

As duas 'masterclasses' realizam-se no dia 03 de novembro, uma pelo jornalista e escritor Juan José Tellez, no Instituto Cervantes, em Lisboa, e outra pelo 'bailaor' El Yiyo, de seu nome de batismo Miguel Ferna´ndez, na associação cultural Xuventude de Galicia.

A exibição do documentário "Morente Suen~a la Allambra", de Jose´ Sanchez Montes, sobre o "maestro" Enrique Morente, falecido em 2010, abre o certame na próxima quinta-feira, no Fórum Lisboa.

O cinema com temática flamenca prossegue até sábado neste espaço lisboeta, na avenida de Roma.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG