Famílias em Portugal têm 6.ª eletricidade mais cara na UE - Eurostat

O preço médio da eletricidade para consumo doméstico em Portugal foi no primeiro semestre do ano de 0,22 euros por quilowatt (KW), o sexto mais alto da União Europeia (UE), divulga hoje o Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico da UE, os dinamarqueses pagaram, entre janeiro e junho, o preço mais elevado pela eletricidade consumida (0,31 euros por kw) e os habitantes da Bulgária pagaram o menor valor (0,09 por kw).

A média da UE foi, no primeiro semestre, de 0,20 euros por kw e a dos 19 países da moeda única de 0,21 euros, ligeiramente abaixo da de Portugal.

Para além da Dinamarca, os preços mais altos da eletricidade registaram-se na Alemanha (0,29 euros por kw), Bélgica (0,27), Espanha e Irlanda (0,23 euros por kw cada).

Excluindo taxas e impostos incluídos na fatura, em Portugal o preço da eletricidade para consumo doméstico seria 0,10 euros por kw, abaixo quer da média da UE (0,12) quer da zona euro (0,13).

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.