Candidatura a Capital Europeia da Cultura em foco na Feira de S. João em Évora

Évora, 16 mai 2019 (Lusa) -- A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 é o tema da Feira de S. João deste ano, agendada para a cidade alentejana entre 21 e 30 de junho, revelou hoje a câmara.

"O tema escolhido para este ano será a Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, um objetivo estratégico importante assumido pela câmara municipal em conjunto com as principais instituições representativas da cidade e da região", destacou o município.

No comunicado divulgado hoje e enviado à agência Lusa, a Câmara de Évora indicou que o certame vai ter lugar entre 21 e 30 de junho, decorrendo, como é habitual, no Rossio de S. Brás.

A "alteração mais significativa" na Feira de S. João 2019 resulta das obras de remodelação do Palácio de D. Manuel, no Jardim Público da cidade, que vão levar a que o palco principal dos concertos seja "transferido para a zona de estacionamento junto à muralha, na entrada Oeste" do recinto, revelou a autarquia.

Quanto à "banda sonora" do evento, a autarquia revelou hoje os nomes que integram o programa musical e destacou como cabeça-de-cartaz a fadista Ana Moura, que atua no primeiro dia, no palco principal.

Ana Moura, realçou a organização, "conta com quase meio milhão de discos vendidos, mais de uma dezena de galardões" e "participações com ícones da música como Prince, The Rolling Stones, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Herbie Hancock, Benjamin Clementine ou U2".

Os Resistência, "o histórico supergrupo cujo sucesso marcou os anos 90" do século passado e que "tem surgido nos últimos anos com nova dinâmica", também estão confirmados para dia 27.

A formação, anteriormente com outros elementos, conta hoje com Alexandre Frazão (bateria), Fernando Cunha (voz e guitarra 12 cordas), Fernando Júdice (baixo), José Salgueiro (percussões), Mário Delgado (guitarra), Miguel Ângelo (voz), Pedro Joia (guitarra clássica), Olavo Bilac (voz) e Tim (voz e guitarra).

Em termos musicais, a feira inclui ainda a artista espanhola Esperanza Fernandez, que canta José Saramago (dia 22), o grupo Indie Pop-Rock Happy Mess (23), o Encontro Regional de Etnografia e Folclore, com organização da Fundação INATEL (24), Pedro Mestre (25), Dino d'Santiago (26), Pedro Calado (28), Mundosegundo & Sam The Kid (29) e Madrepaz e Uxu Kalhus (30).

Tal como é tradicional, o certame "continuará a ter o espaço dedicado aos divertimentos, comércio típico, artesanato e produtos locais, atividades económicas e representação institucional", resumiu o município.

Também as tasquinhas das associações vão permanecer como "um local privilegiado de encontro e convívio dos visitantes", acrescentou a câmara, prometendo que, "brevemente, será disponibilizado o programa completo" da edição deste ano da Feira de S. João.

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.