Cabo Verde inicia recenseamento da população e habitação orçado em 5,8 MEuro

Cabo Verde inicia este ano a preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação, a maior operação estatística no arquipélago, orçado em 5,8 milhões de euros e os dados serão divulgados em 2021, foi hoje anunciado.

O anúncio foi feito na cidade da Praia por Maria de Lurdes Lopes, coordenadora técnica do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH 2020), durante um encontro com diferentes parceiros visando a mobilização de financiamento para a operação.

Citada pelo jornal Expresso das Ilhas, a responsável salientou que se trata da "maior e complexa operação estatística", cujas atividades se iniciaram agora, começando pela primeira atividade no terreno que é a realização da cartografia.

"Pretendemos que isso se inicie em outubro deste ano e que vá até novembro de 2019", afirmou.

A coordenadora técnica do RGPH 2020 acrescentou que a grande novidade para o censo será a nível metodológico, com o aumento de questões referentes às migrações, para melhor responder às preocupações das associações de imigrantes em Cabo Verde e da emigração cabo-verdiana.

Maria de Lurdes Fernandes Lopes disse que em 2020 será iniciada a fase principal de recolha e tratamento de dados, cujos resultados deverão ser conhecidos um ano mais tarde.

O recenseamento geral da população e habitação está orçado em mais de 650 milhões de escudos cabo-verdianos (5,8 milhões de euros), adiantou a coordenadora, indicando que 40% do valor será disponibilizado pelo Governo cabo-verdiano e os restantes 60% por parceiros de desenvolvimento.

O censo, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em todo o território nacional, é um conjunto de operações que consistem na recolha, tratamento e análise de dados sobre as características demográficas, económicas e sociais de todos os habitantes.

Cabo Verde tem realizado censos demográficos desde 1960, mas só nos últimos três após a independência (1980, 1990 e 2000) incluiu, além da população, a habitação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG