Atividade económica aumenta em março e consumo privado volta a diminuir

Lisboa, 18 abr 2019 (Lusa) -- O indicador coincidente mensal para a atividade económica aumentou em março pelo quarto mês consecutivo e o indicador para o consumo privado voltou a diminuir, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

"Em março, o indicador coincidente mensal para a atividade económica voltou a aumentar. O indicador coincidente mensal para o consumo privado manteve o perfil de diminuição", lê-se numa nota publicada hoje na página eletrónica do banco central.

O indicador coincidente mensal para a atividade económica aumentou de 2,1% em fevereiro para 2,3% em março, enquanto o indicador coincidente mensal para o consumo privado caiu para 1,5%, face aos 1,7% registados no mês anterior.

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são "indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico".

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.