Alfândega da Fé debate soluções inteligentes no Smartathon'18

O município transmontano de Alfândega da Fé recebe na quarta-feira a edição de 2018 do "Smartathon", uma iniciativa para debater ideias e soluções inovadoras para os problemas das cidades e regiões, divulgou hoje a Câmara Municipal.

O evento já passou, em edições anteriores, pelas cidades portuguesas de Lisboa ou Guimarães e por Vilnius, na Lituânia, e este ano reúne no pequeno concelho do distrito de Bragança entendidos no chamado conceito "smart" (inteligente).

Em torno do tema "Smart Regions: desafios do Pacto de Autarcas", serão debatidas questões sobre o clima, a energia, a mobilidade e o empreendedorismo, entre outros que fazem parte das prioridades de uma Smart Community (comunidade inteligente), como indica a autarquia liderada por Berta Nunes.

De acordo com a informação disponibilizada, "o foco desta edição do Smartathon'18 são os desafios do Pacto de Autarcas, em particular no que respeita ao investimento sustentável e ao empreendedorismo inovador na região".

Serão debatidas nesta sessão "ideias e soluções integradas que têm como objetivo responder às oportunidades e desafios dos jovens empreendedores", e projetos integrados neste conceito.

Um desses projetos é o "Life Adapate" que Alfândega da Fé vai adotar e que é apresentado como "inovador".

A iniciativa envolve "onze parceiros de diferentes países e consiste na execução de ações piloto que visam reduzir os impactos negativos das alterações climáticas na região".

Na sessão que decorre quarta-feira, em Alfândega da Fé, será também feito "um enquadramento do "Erasmus + SmartUP", um projeto que resulta de uma cooperação entre universidades, empresas e a rede europeia de "Crowdfunding" (angariação de fundos) com uma parceria que integra nove países".

O projeto "tem vindo a desenvolver um mestrado e ferramentas inovadoras que disponibilizam aos estudantes as competências empreendedoras necessárias para o seu sucesso" e a ideia é debater os resultados e o potencial para ser replicado localmente.

O conceito de SmartCity (cidade inteligente) implica a procura de soluções inovadoras para problemas e desafios das comunidades, que vão desde a sustentabilidade ambiental até à participação direta dos cidadãos nas decisões da sua comunidade.

Exclusivos