Exclusivo Mais de metade trocou o carro pelos Comboios de Bicicletas nas viagens para escola
A iniciativa da autarquia, em parceria com a Bicicultura, arrancou no ano letivo de 2020/21 com 12 escolas. Atualmente, o orçamento é de quase 100 mil euros e chega já a 16 estabelecimentos de ensino da cidade.
Mais de metade (63%) dos pais cujos filhos entraram no programa Comboios de Bicicletas no ano letivo de 2020/21 revelaram ter deixado o seu automóvel em casa, pelo menos uma vez por semana, e que as crianças foram para a escola de bicicleta num destes comboios. Esta é uma das principais conclusões do estudo sobre o primeiro ano deste programa da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a cooperativa Bicicultura, ao qual o DN teve acesso.
Relacionados
A autarquia lisboeta lançou no ano letivo de 2020/21 os Comboios de Bicicletas com 16 linhas para 12 escolas. A norma é que em cada escola haja um comboio por semana, mas existem estabelecimentos de ensino onde a frequência é maior. No âmbito da parceria com a autarquia, a Bicicultura desenha os percursos e disponibiliza os monitores adultos que acompanham os grupos de crianças até às suas escolas.