Exclusivo As orientações que vão ajudar a desenhar o novo Martim Moniz
Câmara de Lisboa quer lançar concurso em setembro, para que a obra fique pronta no final de 2025. Arquitetos têm de seguir sugestões dos lisboetas e que vão desde corredores verdes aos transportes públicos.
O arranque do projeto "Requalificação da Praça do Martim Moniz" foi discutido na última reunião da Câmara de Lisboa, no final de julho, com apresentação da proposta do executivo a ser feita a vereadora do Urbanismo, Joana Almeida. No entanto, a submissão de uma segunda proposta pelo Livre com sugestões de alteração ao documento inicial levou a que esta discussão fosse adiada, sendo que fonte da autarquia adiantou ao DN que estão a trabalhar para que esta questão "seja submetida novamente a reunião de câmara em setembro". O passo seguinte será lançar o concurso público internacional para escolher o atelier de arquitetura que executará o projeto, sendo a expectativa da Câmara de Lisboa é que o novo Martim Moniz esteja pronto no final de 2025.
Relacionados
Enquanto o impasse entre o executivo de Carlos Moedas e o Livre aguarda por uma resolução dentro de semanas, a apresentação feita por Joana Almeida na última reunião de câmara permitiu ficarmos a saber quais as ideias, que têm por base os resultados do processo participativo, que servirão de inspiração aos ateliers de arquitetura que irão participar no concurso de ideias.