Local
02 junho 2023 às 16h09

Ponte da Ferreirinha é o nome da nova travessia entre Porto e Gaia

A ponte unirá a zona do Campo Alegre, no Porto, à da Arrábida, em Vila Nova de Gaia, e além do canal para o metro, contará com ciclovia e espaço para circulação pedonal.

DN

O nome da nova ponte sobre o rio Douro, que irá servir a futura Linha Rubi do Metro do Porto, vai chamar-se ponte da Ferreirinha, foi anunciado esta sexta-feira durante a Conferência 135 anos a criar pontes, que assinala o 135.º aniversário do Jornal de Notícias.

Numa votação promovida pelos municípios do Porto e Vila Nova de Gaia, pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática (que tutela a Metro do Porto) e pelo Jornal de Notícias, havia outros cinco nomes propostos: ponte da Boa Viagem, ponte Douro, ponte da Boa Passagem, ponte da União e ponte Engenheiro Joaquim Sarmento.

A ponte da Ferreirinha, que ganhou com 45% dos votos, evoca Dona Antónia Adelaide Ferreira, empresária do Vinho do Porto e considerada "uma das figuras mais marcantes do Douro".

A escolha foi feita por cinco homens que compuseram a comissão de seleção: os historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e investigador Germano Silva, o engenheiro civil Humberto Varum e o músico Rui Veloso.

A ponte unirá a zona do Campo Alegre, no Porto, à da Arrábida, em Vila Nova de Gaia, e além do canal para o metro, contará com ciclovia e espaço para circulação pedonal.

O lançamento do concurso público para a construção da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música) estava inicialmente previsto para 17 de março, e o custo da obra, de 299 milhões de euros (totalmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência), também vai ser revisto em alta, segundo disse o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, no dia 8 de março.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.