Local
31 maio 2023 às 23h13

Este é o mês dos arraiais. Um guia para não perder nada das festas

Até 2 de julho, Lisboa vai estar cheia de arraiais populares que enchem as ruas de música e deixam no ar o cheiro a sardinha assada. Aqui encontra todas as informações para gerir a sua agenda e aproveitar os festejos do Santo António ao máximo.

DN

Até 1 de julho

O maior arraial do coração de Alfama, um dos mais emblemáticos da cidade, vai decorrer até 1 de julho. Às sextas-feiras, sábados, vésperas de feriado e Dia de Santo António haverá música ao vivo.

Até 2 de julho

O Miradouro de São Pedro de Alcântara enche-se de cor e alegria, para celebrar os Santos Populares até 2 de julho com o Arraial da Misericórdia. O cartaz é extenso e inclui nomes como Micaela (dia 2), Kássio (dia 3), Quim Barreiros (dia 5), Romana (dia 8), Quina Barreiros (dia 12), Toy (dia 15), Eduardo Sant'Ana (dia 16), Mónica Sintra (dia 17), João Só e Lola (dia 17), Fábia Rebordão e convidados (dia 24), Joana de Deus (dia 30) e Berg (dia 1 de julho).

Até dia 12

A Doca da Marinha vai ser um dos melhores locais para festejar os santos em Lisboa. Naquele local junto ao Tejo, mesmo encostado ao Terreiro do Paço, recentemente reabilitado, vai instalar-se aquele que promete ser o "maior santódromo da capital", com vasta programação entre os dias 1 e 12. As portas abrem diariamente às 17h00, sendo que o recinto é fechado e tem lotação limitada, estando preparado para receber 8 mil visitantes por dia.

A primeira edição do Santos do Tejo arranca hoje com a atuação de Quim Barreiros, seguindo-se Ana Malhoa, já amanhã. Para o fim de semana, está marcada a presença da equipa das manhãs da Comercial de Junho, com "Santos in the Night"! (dia 3), e de Herman José (dia 4). Após dois dias de descanso, a festa volta com atuações de Sérgio Rossi e Ruth Marlene (dia 7, quarta), Insert Coin (dia 8), Mónica Sintra e Rebeca (dia 9), José Malhoa (dia 10), o camião do Domingão da SIC, Big Show Santos (dos criadores de Revenge of 90's) e Emanuel (dia 11) e Ágata (dia 12).

O Santos no Tejo garante uma forte aposta na gastronomia, com espaços abertos a todo o público - como são o caso do restaurante Anfíbio e dos três Quiosques com assinatura do chef Miguel Rocha Vieira - e vários outros na parte vedada do recinto.

O bilhete diário custa 7,5€ (em www.santosnotejo.pt e na blueticket, nas lojas MEO e nos locais habituais) e inclui uma bebida à escolha entre água, refrigerante e cerveja, sendo que à porta terá um custo de 10€, sem bebida incluída.

2 a 12 de junho

Uma brincadeira de vizinhos em 2010, de comemoração do centenário da vila Berta, na Graça, transformou-se num dos arraiais mais conhecidos da cidade. Entre dia 2 e dia 12, celebram-se se os santos populares com iguarias gastronómicas e músicas populares, com José Malhoa (amanhã), Deixa Rolá (dia 3), Arpicantares (dia 5), Fado Vadio (dia 6), Tudo ao Molho (dia 7), Miguel Bravo (dia 8), uma DJ Battle (dia 9), DJ Cota Ruizadas (dia 10), Hits portugueses (dia 11) e Deixa Rolá (dia 12). Há ainda, dia 4, um arraial para os mais novos.

View this post on Instagram

A post shared by VilaBerta (@vila_berta)

9 a 12 de junho

Já cheira a Santos na Rua de Arroios, depois de feita toda a decoração para receber a festa nas noites entre 9 e 12 de junho. Um espaço que nos últimos anos tem vindo a ganhar força na celebração do Santo António na capital.

Até dia 12

Há símbolo popular mais característico do que Quim Barreiros? A Junta de freguesia da Estrela garante que não e convidou o artista a atuar dia 2 no Terraplano de Santos, na iniciativa Santos em Santos. No dia 10 a animação vai ser por conta de Carapaus Azeite e Alho, ficando Rosinha com o palco na noite de 12.

Até dia 13

A Graça volta a receber um dos arraiais mais procurados, até dia 13. Há festa no Largo da Graça e no miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen. É só escolher ou andar entre um e outro.

Até dia 18

A Praça da Alegria recebe a festa até dia 18. Música não vai faltar, bem como comes e bebes e, claro está, alegria.

De 2 a 17 de junho

O Parque Urbano Quinta do Zé Pipo vai encher-se de cor e alegria até dia 17. Este ano, é Beatriz Costa quem convida a celebrar, com muita música, petiscos e atividades para toda a família. Pelo palco vão passar Romana (dia 2), Toy (dia 3), Ágata (dia 7), Quim Barreiros (dia 9), Jorge Guerreiro (dia 10), Ruth Marlene (dia 12), Nel Monteiro (dia 16) e
Belito Campo (17 de junho). A entrada é livre.

View this post on Instagram

A post shared by Junta Freguesia Campolide (@jfcampolide)

De 7 a 24 de junho

O Campo Pequeno promove entre 7 e 24 de junho, o Arraial das Avenidas Novas, com uma série de espetáculos com entrada livre. A abertura faz-se com Rosinha (dia 7) e o encerramento com Zé Cabra (dia 24). Pelo meio, destaque para Ruth Marlene (dia 9), Tudo ao Molho (dia 10), Santos sem Cerimónias por DJ Kamala (dia 12), Ena Pá 2000 (dia 16), e Sérgio Rossi (dia 20).

9 a 17 de junho

Ena Pá 2000 (dia 9), Toy (dia 11), José Cid (dia 12), Ritual Tejo (dia 16), Farra Fanfarra (dia 17) fazem parte do cartaz do Arraial de Alvalade, que acontece no Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito. A entrada é livre.

6 a 12 de junho

O Monsantos é palco, entre 6 e 12 de junho, dos arraiais Monsantos Populares. O arranque faz-se com Toy (dia 6) e continua com Jorge Guerreiro (dia 7), Rosinha (dia 9), Senhoritas (dia 10), Sambinha Bom (dia 11) e Miguel Azevedo (dia 12). A entrada é paga.

9 a 12 de junho

O Mercado de Sapadores recebe uma vez mais os arraiais A Minha Penha é Linda.

Até ao fim do mês

Mais um ponto de passagem e paragem obrigatória nos santos populares, com o Largo de Santo Antoninho e a Calçada da Bica Grande cheios de gente, cheiro a sardinha e muita música.

Até 17 de junho

Num bairro com mais de 50 nacionalidades diferentes, a Mouraria faz a festa, no Largo da Rosa, com músicos de Angola, Guiné, Cabo Verde, Brasil, Cuba, Itália e Portugal. O lixo orgânico produzido será compostado na agrofloresta do projeto Changing (H)earth e todas as tampas reutilizadas para decoração serão doadas à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, entre outras práticas que fazem deste um Ecoevento.

View this post on Instagram

A post shared by Associação Renovar a Mouraria (@renovaramouraria)

22 a 25 de junho

No ano em que celebra uma década de existência o Grande Arraial de Benfica, na Alameda Padre Álvaro Proença, promete quatro dias de grande festa. Fernando Daniel (dia 22), David Carreira (dia 23), José Malhoa e Grupo Revelação (dia 24) e Pedro Abrunhosa (dia 25) são os cabeças de cartaz. Além destes, há outros arraiais pelo bairro.

Dia 24

O Terreiro do Paço acolhe, no dia 24, a partir das 16h00, o Arraial Pride, que celebra a liberdade, a igualdade, a inclusão e a integração. A entrada é livre.