Ucrânia recebe sistema francês de rockets de longo alcance

Sistema fornecido pela França pretende fortificar o armamento da Ucrânia face à invasão russa.

A Ucrânia anunciou esta terça-feira ter recebido de França um sistema de lançamento de rockets múltiplos, que serão acrescentados ao arsenal de artilharia de longo alcance utilizado na guerra contra as forças russas.

"A LRU de França chegou à Ucrânia! O exército ucraniano é agora ainda mais poderoso", escreveu o Ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, na rede social Twitter.

A LRU fornecida pela França é a quarta variedade de sistema sofisticado de lançamento de rockets (MLRS) - após HIMARS, M270 e MARS II - a ser fornecida à Ucrânia para ajudar Kiev a combater a invasão russa.

O sistema tem um alcance de cerca de 70 quilómetros.

Nos últimos meses, a Ucrânia tem vindo a utilizar os sistemas fornecidos pelo Ocidente para atingir postos de comando e depósitos de munições mais profundos em território controlado pela Rússia do que o seu próprio arsenal permitiria.

Kiev está a pedir mais armas de longo alcance para sustentar o progresso no campo de batalha e sistemas de defesa aérea para evitar ondas de ataques russos.

Há duas semanas, o Ministro do Exército francês, Sebastien Lecornu, anunciou a entrega de duas LRU francesas à Ucrânia, numa entrevista ao Le Journal du Dimanche.

Lecornu afirmou que a França iria também enviar duas baterias de sistemas de defesa aérea Crotale e estava "a analisar um pedido da Ucrânia para radares que são cruciais para detetar ataques a montante".

A França está a planear ainda treinar 2.000 dos 15.000 soldados que a UE prometeu treinar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG