Tempestades e tornados varrem os EUA e fazem pelo menos 26 mortos

Mais de 600.000 residências ficaram sem energia neste sábado. Prevê-se que as intempéries continuem até ao final deste domingo.

Uma grande vaga de tempestades atingiu o centro-sul e o leste dos Estados Unidos com ventos devastadores e poderosos tornados que provocaram pelo menos 26 mortos, além de dezenas de outros feridos, em pelo menos oito estados norte-americanos.

Um porta-voz da agência de gestão de emergências do Tennessee, um dos estados mais atingidos pelas tempestades desde sexta-feira, confirmou à AFP sete mortes relacionadas com os eventos climáticos.

Isso soma-se às 11 mortes relatadas anteriormente nos estados do Arkansas, Mississippi e Alabama, no sul, e Indiana e Illinois, no Midwest. A vaga de tempestades atingiu este sábado a costa leste dos EUA, com tempestades, granizo e ventos fortes previstos até ao final de domingo.

Na sexta-feira, vários tornados atingiram o Arkansas, inclusive na capital Little Rock, onde pelo menos cinco pessoas morreram. A luz do dia revelou danos extensos, com várias casas destruídas, carros capotados, linhas de energia derrubadas e árvores arrancadas do solo.

A governadora Sarah Huckabee Sanders declarou estado de emergência e ativou a guarda nacional para ajudar nos esforços de recuperação.

Sanders disse que conversou com o presidente Joe Biden, que prometeu agilizar a ajuda federal.

A cidade de Wynne, no nordeste do Arkansas, foi "cortada pela metade por danos de leste a oeste", disse a prefeita local Jennifer Hobbs à CNN.

O Serviço Nacional de Meteorologia também emitiu alertas de tornado para vários outros estados, desde o norte de Iowa até ao estado do Mississippi, no sul, onde um tornado na semana passada matou 25 pessoas e causou grandes danos materiais.

A calamidade atingiu também a cidade de Belvidere, em Illinois, nos arredores de Chicago, quando o mau tempo fez com que o telhado e parte da fachada do Teatro Apollo desabassem enquanto uma banda de heavy metal tocava no palco.

Imagens de TV mostraram equipas de emergência a transportar espectadores feridos em macas, enquanto um vídeo postado nas redes sociais mostrava escombros até à cintura no chão do local do espetáculo, bem como um buraco no teto.

O chefe dos bombeiros de Belvidere, Shawn Schadle, relatou uma morte e 28 feridos, incluindo cinco pessoas hospitalizadas com ferimentos graves.

No estado vizinho de Indiana, três pessoas foram mortas por uma tempestade no condado de Sullivan, na fronteira com Illinois, informaram vários meios de comunicação dos EUA, citando autoridades locais.

Tornados noturnos também mataram uma pessoa no condado de Pontotoc, no Mississippi, e outra no condado de Madison, no Alabama.

Mais de 600.000 residências ficaram sem energia no sábado, de acordo com o site poweroutage.us. À medida que a tempestade seguia para nordeste, o maior número de interrupções de energia na tarde de sábado ocorreu nos estados de Ohio e Pensilvânia.

Vários estados da costa atlântica estavam sob alertas de vento forte. "As rajadas de vento máximas podem aproximar-se de 60 milhas (100 quilómetros)", alertou o Sistema Nacional de Meteorologia.

Os tornados são comuns nos Estados Unidos, especialmente no centro e no sul do país. Em dezembro de 2021, tornados provocaram cerca de 80 mortes em Kentucky.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG