Sergei Lavrov vai presidir reunião da ONU em Nova Iorque em abril

A Rússia assume a presidência do órgão executivo das Nações Unidas a partir de sábado durante um mês, depois de Moçambique. A Ucrânia classificou a futura presidência russa do Conselho de Segurança da ONU uma "piada de mau gosto".

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, irá presidir uma reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova Iorque em abril, durante a qual a Rússia exercerá a presidência rotativa do órgão executivo das Nações Unidas.

"Outro evento importante da presidência russa será o debate público de alto nível do Conselho [de Segurança] sobre 'Multilateralismo eficaz por meio da defesa dos princípios da Carta das Nações Unidas'. Esta reunião será presidida pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov", disse a porta-voz, Maria Zakharova, à imprensa.

Zakharova acrescentou que Lavrov deve presidir uma sessão de discussão sobre o Médio Oriente a 25 de abril.

Na quinta-feira, a Ucrânia classificou a futura presidência russa do Conselho de Segurança da ONU uma "piada de mau gosto".

"A Rússia usurpou o seu lugar. Está a travar uma guerra colonial. O seu presidente é um criminoso de guerra procurado pelo Tribunal Penal Internacional por rapto de crianças", disse o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmitro Kuleba.

A Rússia assume a presidência do órgão executivo das Nações Unidas a partir de sábado durante um mês, depois de Moçambique.

Na ONU, a Rússia diz que está a enfrentar o "Ocidente coletivo", que a marginalizou das nações do mundo desde o lançamento da sua ofensiva militar na Ucrânia em fevereiro de 2022.

A última visita de Lavrov às Nações Unidas, em Nova York, ocorreu em setembro passado, durante a Assembleia Geral.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG