Rússia critica comentários "ultrajantes" de cônsul norueguesa
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia denunciou neste sábado o comportamento "ultrajante" de uma cônsul norueguesa na Rússia, depois de vídeos partilhados nas redes sociais mostrarem a diplomata a insultar o povo russo numa receção de hotel
Num vídeo, publicado num canal da rede social Telegram alegadamente próximo aos serviços de segurança russos, uma mulher apresentada como Elisabeth Ellingsen, cônsul norueguesa na cidade ártica de Murmansk, parece exaltada enquanto espera por um quarto limpo num hotel.
Relacionados
"Eu odeio russos... Simplesmente dê-me um quarto... Estou acostumada a limpar quartos, sou da Escandinávia", diz a mulher, na versão editada do vídeo publicado no canal Mash. Na tarde deste sábado, o vídeo já tinha sido visto mais de 500.000 vezes.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A porta-voz diplomática russa, Maria Zakharova, disse no Telegram: "O Ministério das Relações Exteriores da Rússia está a considerar uma reação a esse ato ultrajante de ódio, nacionalismo e xenofobia".
O Ministério das Relações Exteriores da Noruega também já disse que "lamentava profundamente" o incidente. "Os sentimentos expressos não refletem a política norueguesa ou a atitude norueguesa em relação à Rússia e ao povo russo", assegurou à AFP, acrescentando que o ministério está a lidar com o incidente "através dos canais apropriados".
De acordo com o site da embaixada norueguesa em Moscovo, o Consulado-Geral da Noruega em Murmansk está temporariamente fechado desde 1 de julho, devido à situação "difícil" nas relações bilaterais.
O Ministério das Relações Exteriores da Noruega não especificou se o incidente ocorreu antes ou depois do fecho temporário do consulado.
O incidente diplomático ocorre num momento de grande tensão nas relações entre a Rússia e o Ocidente devido à ofensiva russa na Ucrânia, que provocou uma série de sanções europeias e norte-americanas contra Moscovo.