Rússia considera EUA "principal fonte de ameaça à segurança e paz internacional"
Menção consta na nova versão do Conceito da Política Externa Russa, cujo decreto Vladimir Putin assinou esta sexta-feira.
Vladimir Putin assinou esta sexta-feira um decreto com a nova versão do Conceito da Política Externa Russa, no qual os Estados Unidos são mencionados como a "principal fonte de ameaça à segurança e paz internacional", segundo a agência de notícias estatal Ria.
Relacionados
Neste documento é estabelecida como prioridade a "remoção dos vestígios do domínio dos EUA no mundo" e é referido que a "Rússia considera o rumo de Washington como a principal fonte de riscos para a sua segurança e paz internacional".
Nesta versão pode ler-se que a "Rússia não se considera inimiga do Ocidente e não se isola dele nem tem intenções hostis" e que "Moscovo procura garantir a segurança igualmente para todos os países com base no princípio da reciprocidade".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O documento destaca ainda a importância do "aprofundamento abrangente dos laços" com a China e a Índia.
Putin enfatizou que, devido às mudanças no cenário mundial, os principais documentos estratégicos tiveram que ser atualizados e que esta nova versão servirá de base para as ações práticas do país a médio e longo prazo.
O presidente russo afirmou que o Ministério dos Negócios Estrangeiros realizou um trabalho minucioso para adaptar o documento às realidades modernas.
A última vez que a Rússia havia corrigido o Conceito de Política Externa foi em 2016.