Primeiro SMS da história leiloado por 107 mil euros

O comprador, cuja identidade não foi revelada, é um canadiano que trabalha no setor das novas tecnologias

O primeiro SMS da história, enviado pela operadora Vodafone a 3 de dezembro de 1992, foi leiloado esta terça-feira como NFT por 107 000 euros numa venda organizada pela casa Aguttes, em França.

O comprador, cuja identidade completa não foi revelada, é um canadiano que trabalha no setor das novas tecnologias e é agora o proprietário exclusivo de uma réplica digital do protocolo de comunicação original que transmitiu esse SMS.

Adicionadas as despesas do leilão, a mensagem foi vendida por um preço final de 132 680 euros.

Recebida na ocasião por um funcionário da Vodafone, Richard Jarvis, a mensagem de texto tem 15 carateres e diz "Feliz Natal".

A denominação NFT é um acrónimo de Non-Fungible Token (token não fungível, em português).

Trata-se de um novo tipo de ativo digital, como as criptomoedas, e usa a mesma tecnologia de cadeia de blocos (blockchain), que constitui uma forma de identificação que envolve uma multidão de indivíduos, sem um núcleo aglutinador.

Um NFT ou "objeto digital" é único e não pode ser trocado por um equivalente.

A maioria dos compradores são colecionadores ou especuladores que esperam poder vendê-los mais tarde e ganhar um dividendo.

Os NFT foram protagonistas de vários leilões. O recorde foi alcançado pelo artista norte-americano Beeple com uma obra totalmente digital, vendida por 69,3 milhões de euros (mais de 78 milhões de dólares), em março, na casa Christie's, de Paris.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG