Exclusivo EUA trocam "mercador da morte" por basquetebolista. E o ex-marine?

Viktor Bout, traficante de armas condenado a 25 anos de prisão, foi libertado em troca de Brittney Griner, condenada a 9 anos por tráfico de drogas. Mas Paul Whelan continua detido.

A ideia da Administração norte-americana seria trocar o traficante de armas russo Viktor Bout, detido há mais de uma década nos EUA, pela basquetebolista Brittney Griner e pelo ex-marine e especialista em segurança Paul Whelan. Mas, ontem, a troca de prisioneiros na pista do aeroporto de Abu Dhabi envolveu apenas aquele que é conhecido como o "mercador da morte" e a estrela de basquetebol norte-americana. O presidente Joe Biden promete não esquecer Whelan, que foi condenado por espionagem em 2018.

"Estou muito desapontado por não ter sido feito mais para garantir a minha libertação, especialmente porque o quarto aniversário da minha detenção se aproxima. Fui detido por um crime que nunca ocorreu", disse Whelan numa entrevista à CNN, feita por telefone desde a colónia penal russa em que está detido. "Não percebo porque é que ainda estou aqui", acrescentou, mostrando-se feliz pela libertação de Griner mas explicando que acreditava que estava a ser feito mais pelo seu caso e que a hora de voltar para casa estava próxima.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG