Áustria confina toda a população e vacina anticovid será obrigatória em fevereiro
Áustria torna-se o primeiro país da União Europeia a adotar uma medida tão drástica durante a mais recente vaga de covid-19
A Áustria vai impor, a partir de segunda-feira, o confinamento de toda a sua população e tornar a vacinação obrigatória a partir de 1 de fevereiro, anunciou esta sexta-feira o chanceler austríaco, Alexander Schallenberg.
Relacionados
A Áustria é o primeiro país da União Europeia a regressar ao confinamento da população face ao ressurgimento dos casos de covid-19. A medida será imposta poucos dias depois de o país ter decidido confinar as pessoas que não foram vacinadas e será reavaliada dentro de 10 dias.
A decisão sobre a vacinação obrigatória foi tomada depois de discussões com todos os governadores regionais.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Apesar de vários meses de persuasão, não conseguimos convencer pessoas suficientes para serem vacinadas", disse Schallenberg, que culpou os que se recusaram a ser vacinados por um "ataque ao sistema de saúde".
Na Áustria, apenas 66% da população está totalmente vacinada, um pouco abaixo da média da União Europeia, que é 67%.
O confinamento significa que as pessoas têm de ficar em casa, com poucas exceções, como fazer compras essenciais e exercício físico.
Na quinta-feira, a Áustria registou um recorde de mais de 15 mil novos casos.
Outros países europeus também estão a endurecer as medidas, como é o caso da Hungria, vizinha da Áustria, que tornou o uso de máscaras em ambientes fechados novamente obrigatório a partir de sábado.