Arouca destronada. República Checa inaugura maior ponte pedonal suspensa do mundo

A nova ponte tem 721 metros de comprimento e o ponto mais alto fica a quase 100 metros do solo.

Foi inaugurada esta sexta-feira na República Checa a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Com 721 metros de comprimento e uma altura que chega a 95 metros do solo no ponto mais alto, a Sky Bridge 721 já está aberta ao público.

Os construtores usaram 1.030 metros cúbicos de betão para erguer a ponte suspensa, que pesa 405 toneladas, sendo que 158 são do peso das cordas. Já as estruturas auxiliares pesam 20 toneladas. A corda principal tem um diâmetro de 76 milímetros.

A ponte da República Checa foi construída perto da torre Trail in the Clouds, que também dá acesso a um teleférico e atravessa o vale do riacho Mlýnský, levando os turistas do cume Slamník até ao Chlum.

A passagem da ponte, que levou dois anos a ser construída, é estreita, apenas 1,2 metros de largura, o que não permite levar animais ou carrinhos de bebé.

Com a inauguração da Sky Bridge 721, a ponte suspensa de Arouca perdeu o lugar de maior do mundo - mede 516 metros de comprimento e uma altura de 176 metros.

A Ponte 516 Arouca, que abriu há sensivelmente um ano, liga a margem de Canelas à de Alvarenga através de 516 metros de vão. O equipamento turístico do distrito de Aveiro tem ligação aos Passadiços do Paiva e situa-se 175 metros acima do rio, proporcionando vistas desimpedidas em todas as direções da paisagem através do gradil metálico que compõe o piso da ponte e as suas guardas laterais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG