"Vamos tirar a roupa". Líderes do G7 gozam com Putin

Nos últimos anos, o presidente russo tem tentado passar uma imagem de homem forte divulgando várias fotografias em que surge em tronco nu. Os líderes do G7 fizeram troça dessa tendência.

AFP/DN
© EPA/Sven Kanz

Os líderes do G7, reunidos no sul da Alemanha este domingo, fizeram troça de de algumas fotos em que o presidente russo Vladimir Putin surge em tronco nu e brincaram sobre a possibilidade de tirar uma fotografia semelhante.

"Com casacos? Sem casacos? Vamos tirar os casacos?", perguntou o primeiro-ministro britânico Boris Johnson enquanto se sentava à mesa.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, sugeriu então que esperassem pela foto oficial antes de se despir, mas Boris Johnson continuou a trocar do presidente russo, que nos últimos anos quis passar uma imagem de homem forte divulgando várias fotografias em que surge em tronco nu. "Temos que provar que somos mais durões que Putin", disse.

"Teremos uma exposição de montar a cavalo com o peito nu", disse Trudeau, referindo-se à foto de 2009 de Putin sem camisa a cavalo. "Andar a cavalo é o melhor", reagiu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sem comentar a questão do vestuário.

"Temos que lhes mostrar os nossos peitorais", acrescentou Johnson.

Finalmente, os líderes posaram - com seus casacos - para a sessão de fotos antes que os jornalistas saíssem da sala.

Os líderes dos sete países mais desenvolvidos estão reunidos em cimeira até terça-feira para discutir o apoio à Ucrânia, as alterações climáticas e as crises alimentar e energética, agravadas pela agressão militar russa em território ucraniano.