Internacional
11 maio 2021 às 10h27

Rússia. Pelo menos oito mortos em tiroteio numa escola

Entre as vítimas mortais estão sete alunos e um professor da escola nº 175, em Kazan. Um dos atiradores envolvido no ataque foi abatido pelas forças policiais.

DN/AFP

Dois indivíduos efetuaram, esta terça-feira, disparos numa escola na cidade de Kazan, no centro da Rússia, informaram agências de notícias, com base em fontes oficiais.

Segundo Rustam Minnikhanov, o governador da república de Tatarstan, da qual Kazan é capital, o ataque matou pelo menos um professor e sete alunos -- quatro rapazes e três raparigas -- e deixou 21 outras pessoas hospitalizadas.

Anteriormente, a agência de notícias russa RIA Novosti escrevera, citando os serviços de emergência, que o ataque tinha feito 11 mortos.

Segundo informação do Ministério da Educação à agência estatal russa TASS, 32 pessoas ficaram feridas na sequência do tiroteio na Escola nº 175​​​​​​, em Kazan.

Um dos atiradores envolvidos foi abatido, tendo outro sido detido pela polícia, referem as agências de notícias. A Interfax fez saber que o jovem detido tem 17 anos.

Imagens do local transmitidas pela televisão estatal mostraram dezenas de pessoas no exterior da escola, com bombeiros e veículos da polícia nas ruas próximas do local.

Vídeos amadores são reveladores do pânico que se viveu no local, havendo imagens que mostram pessoas em desespero a saltar das janelas do edifício da escola.

"Estava na aula, primeiro ouvi uma explosão, depois tiros", disse um professor a uma agência de notícias russa.

"Nós sentimos uma explosão no edifício da escola e vimos fumo", disse uma testemunha não identificada pela Ria Novosti.

O dirigente local Roustam Minnikhanov deslocou-se ao local dos disparos para onde as autoridades enviaram 21 ambulâncias.

Foi reforçada a segurança nos estabelecimentos de ensino de Kazan, a 700 quilómetros a oeste de Moscovo, tendo a polícia iniciado uma investigação sobre as circunstâncias deste ataque no Tartaristão, uma região maioritariamente habitada por muçulmanos.

Na altura do ataque estavam no edifício 714 crianças, 70 funcionários, entre os quais 52 professores.

Entretanto, o Ministério do Interior disse que está a ser organizada uma operação antiterrorista na zona.

Perante este trágico acontecimento em Kazan, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma revisão das regras sobre o porte de armas na Rússia.

"O Presidente ordenou a elaboração de urgência de um novo quadro legal sobre o tipo de armas autorizados a circular entre a população civil", indicou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, poucas horas depois do ataque.

Com Lusa

Atualizado às 12:27