Rainha Isabel II passou a noite no hospital

Isabel II já voltou ao Castelo de Windsor depois de fazer alguns exames preliminares

DN/AFP
© Steve Parsons / POOL / AFP

A Rainha Isabel II passou uma noite no hospital após ser aconselhada a descansar e cancelar uma visita à Irlanda do Norte, anunciou esta quinta-feira o Palácio de Buckingham.

"Seguindo o conselho médico para descansar por alguns dias, a Rainha foi ao hospital na quarta-feira à tarde para alguns exames preliminares, tendo regressado ao Castelo de Windsor à hora do almoço hoje (quinta-feira), permanecendo de bom humor", refere um comunicado.

A pernoita foi por "razões práticas", sem ter sido revelado o hospital em causa ou a natureza dos exames.

A agência de notícias britânica Press Association disse que a viagem ao hospital não tinha sido anunciada porque se tratou de uma estadia curta e também para proteger a privacidade do monarca de 95 anos.

A rainha, que é o monarca com mais longevidade na Grã-Bretanha, no trono desde 1952, deveria comparecer esta quinta-feira num evento a cidade fronteiriça de Armagh para assinalar o 100.º centenário da criação da Irlanda do Norte.

Esta decisão de ficar a descansar em Windsor, a oeste de Londres, nada tem a ver com a covid-19.

A Rainha Isabel II tem estado com a agenda lotada desde que no início de outubro voltou da sua propriedade em Balmoral, no nordeste da Escócia, tendo recebido líderes empresariais na terça-feira e realizado duas audiências online com embaixadores estrangeiros nos últimos dias.

Na semana passada, a monarca foi vista num grande evento público a utilizar uma bengala, mas fonte da família real disse que isso não estava relacionado com algum problema de saúde.