Internacional
26 setembro 2022 às 11h02

Putin assina decreto de exoneração do representante da Rússia na UE

Euractiv, Chizhov fez "comentários sarcásticos" sobre a UE, mas não mencionou as questões que levaram a um mínimo histórico nas relações com a Rússia.

DN/Lusa

O Presidente russo, Vladimir Putin, oficializou esta segunda-feira, por decreto, a exoneração do representante permanente da Rússia na União Europeia (UE), Vladimir Chizhov, que estava no cargo há 17 anos, noticiou a agência oficial TASS.

O diplomata, de 68 anos, cessa funções simultaneamente como "representante permanente da Federação Russa junto da União Europeia e da Comunidade Europeia da Energia Atómica em Bruxelas", segundo o decreto presidencial.

Chizhov já tinha anunciado que iria deixar o cargo e ofereceu uma receção de despedida em 8 de setembro, em Bruxelas, que foi boicotada pelos diplomatas da UE.

Na altura, segundo a publicação pan-europeia Euractiv, Chizhov fez "comentários sarcásticos" sobre a UE, mas não mencionou as questões que levaram a um mínimo histórico nas relações com a Rússia, nomeadamente a anexação da Crimeia em 2014, e a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano.

"Como me disse há anos uma das figuras europeias proeminentes, a União Europeia nunca deixa de surpreender. (...) Aqueles de vós que representam países não comunitários testemunharão que a UE nunca foi um parceiro fácil para ninguém", disse na altura.

"Já não é confortável para mim agir como um monumento vivo à parceria estratégica entre a Rússia e a UE. Não haverá regresso às relações anteriores com a União Europeia", acrescentou, citado pela publicação grega Athens News.

Antes da sua nomeação como representante da Rússia para a UE em 2005, Chizhov foi vice-ministro dos Negócios Estrangeiros durante três anos.

Desconhece-se ainda o nome do sucessor de Chizhov, que terá de ser ratificado por cada um dos Estados-membros da UE.