Internacional
03 agosto 2021 às 18h19

Polícia abateu atirador junto ao Pentágono, um agente policial morreu esfaqueado

O Pentágono foi encerrado após se terem ouvido vários tiros disparados perto de uma plataforma da estação de transportes do edifício.

DN/Lusa

O suspeito de ter disparado esta terça-feira vários tiros junto ao Pentágono foi abatido pelas forças de segurança norte-americanas, anunciaram as autoridades locais, que deram também conta da morte de um agente policial na sequência de um esfaqueamento.

O Pentágono, o quartel-general das forças armadas dos Estados Unidos, entrou temporariamente em estado de alerta e foi encerrado depois de terem sido disparados vários tiros próximo do edifício.

Desconhecem-se, para já, pormenores sobre o suspeito dos disparos.

O agente da Força de Proteção do Pentágono acabaria por morrer devido aos ferimentos, confirmaram à agência noticiosa Associated Press (AP) fontes oficiais sob anonimato.

A ligação entre o tiroteio e o esfaqueamento está ainda por esclarecer, uma vez que as autoridades locais não avançaram pormenores sobre o incidente, que aconteceu na estação de autocarros que serve uma das entradas no Pentagon Transit Center.

O Pentágono já indicou que irá dar mais pormenores numa conferência de imprensa a realizar ainda hoje.

A Força de Proteção do Pentágono reabriu o edifício e pediu às pessoas para se manterem longe do local.

Ainda não houve confirmações oficiais de outras vítimas, sendo que o jornal local Arlington Now reportou que "pelo menos três pessoas" foram atingidas a tiro, duas das quais em estado grave. Polícia, bombeiros e paramédicos acorreram ao local após o tiroteio, que aconteceu às 10:30 locais (17:30 em Lisboa)

A plataforma é usada por milhares de empregados do Pentágono diariamente, sendo que os transportes foram desviados da área.

O Arlington Now citou uma testemunha, Dave Statter, que disse ter ouvido "pelo menos uma dúzia de disparos" e assistiu a manobras de ressuscitação em duas vítimas caídas no chão.

O departamento de bombeiros e paramédicos da zona, Arlington Fire & EMS, confirmou no Twitter que a equipa encontrou "múltiplos pacientes" no cenário do incidente.

O incidente ocorreu próximo da estação de metropolitano que faz parte do Pentagon Transit Center, segundo revelou a Agência de Proteção da Força de Proteção do Pentágono na rede social Twitter.

"O Pentágono está atualmente em alerta máximo devido a um incidente na estação de metro. Pedimos ao público que evite a área", lê-se na publicação no Twitter da Força de Proteção do Pentágono.

De acordo com informações de vários repórteres e meios de comunicação norte-americanos na rede social Twitter, há relatos de vários feridos.

Fonte do Pentágono indicou que o edifício foi encerrado devido a "atividade policial".

As composições do metropolitano e do Metro Bus foram obrigadas a contornar o Pentágono devido à investigação policial em curso.

Numerosas unidades médicas e policiais do condado de Arlington estão a chegar ao Pentágono, face aos relatos de um atirador ativo na plataforma do metropolitano.

Segundo reportou a cadeia de televisão norte-americana CNN, o incidente ocorreu do lado de fora de um prédio, na plataforma do Metro Bus, uma das principais entradas do Pentágono, utilizada diariamente por milhares de pessoas.

Citando os Serviços de Segurança do Departamento de Defesa norte-americano, a AFP refere que os funcionários do Pentágono foram chamados por alto-falantes para permanecerem dentro do prédio, depois dos disparos.

A estação de televisão local WUSA mostrou várias ambulâncias e veículos da polícia na zona em redor do Pentágono.

em atualização