Internacional
21 janeiro 2022 às 11h04

Morre mãe de Bolsonaro aos 94 anos

Olinda Bolsonaro, cuja causa da morte não foi revelada, estava internada desde segunda-feira. Anúncio foi feito pelo próprio presidente brasileiro

João Almeida Moreira, São Paulo

Olinda Bolsonaro, mãe de Jair Bolsonaro, morreu na madrugada de sexta-feira, dia 21, em Registro, cidade do interior do estado de São Paulo, aos 94 anos. O anúncio foi feito pelo presidente do Brasil através das suas redes sociais. A causa da morte não foi revelada.

"Com pesar, o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade", escreveu Bolsonaro, no Twitter.

Olinda Bolsonaro estava internada em estado grave desde segunda-feira no Hospital São João, naquela localidade, a 52 km de Eldorado, a pequena cidade, sem unidade hospitalar de referência, onde morava.

Descendente de italianos, casou-se com o dentista Percy Bolsonaro, falecido em 1995, e era mãe de sete filhos, dos quais Jair é o terceiro. Em visita à casa de infância em agosto, Bolsonaro disse que os lapsos de memória dela eram recorrentes e que ela já não o reconheceu.

Nos últimos anos, segundo uma irmã de Bolsonaro, dona Olinda abandonou o seu hobby, a pintura, e ocupava o tempo a ver programas de gastronomia e sobre vida no campo.

Bolsonaro interrompeu viagem ao Suriname para estar presente nas cerimónias fúnebres.