Internacional
24 outubro 2021 às 08h39

Investigação sobre tiro disparado por Baldwin focada na responsável pela arma

Hannah Gutiérrez-Reed, de 24 anos era a pessoa responsável pelas armas utilizadas nas filmagens de "Rust", em que o ator Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia e feriu o realizador com um tiro.

DN/AFP

A investigação policial sobre o tiro mortal com uma pistola cenográfica disparado por Alec Baldwin durante uma filmagem concentra-se na especialista encarregada da arma e no assistente de realização que a entregou ao ator americano.

Durante as filmagens do "western" "Rust", na quinta-feira, no Novo México, a diretora de fotografia de origem ucraniana Halyna Hutchins, de 42 anos, levou um tiro no peito e morreu, enquanto o diretor Joel Souza, de 48 anos, que estava atrás dela, ficou ferido, foi hospitalizado e já teve alta. A polícia interrogou Alec Baldwin, o autor do disparo, que cooperou voluntariamente, mas não o acusou.

Joel Souza disse, entretanto, que está arrasado com a perda da amiga e colega. "Era amável, vibrante, incrivelmente talentosa (...) e sempre me impulsionava a ser melhor", afirmou, em declarações à publicação Deadline.

A pistola, que devia ter uma bala de "salva", tinha uma munição real. Segundo declarações registadas, o assistente de realização Dave Halls, identificado como o homem que entregou a arma a Baldwin, gritou "arma fria". Esta expressão é usada na indústria do cinema para indicar que uma arma só tem uma bala de "salva". O documento judicial, obtido pela AFP, diz que Halls não sabia que a arma estava carregada.

A polícia concentra-se na sequência exata dos acontecimentos que permitiram introduzir a munição real no local das filmagens de "Rust", um "western" adaptado ao século XIX e que é produzido por Baldwin.

A arma usada e outras duas foram fornecidas por Hannah Gutiérrez-Reed, de 24 anos, filha de Thell Reed, armeiro da indústria cinematográfica. Num podcast em setembro, a jovem Gutiérrez-Reed disse que sentia uma certa inquietação por assumir o papel de armeiro principal pela primeira vez, no filme anterior em que trabalhou, "The Old Way".

"Estava muito nervosa a princípio e quase não aceitei o trabalho porque não estava certa de estar preparada", disse no podcast "Vozes do Oeste", antes de acrescentar: "Mas ao fazê-lo, tudo ocorreu muito bem".

A procuradora Mary Carmack-Altwies declarou num comunicado na sexta-feira que o caso está na etapa preliminar e acrescentou: "Neste momento, não sabemos se serão feitas acusações".

O jornal Los Angeles Times, citando fontes anônimas, noticiou que pelo menos três falhas ocorreram com a pistola cenográfica antes do acidente mortal e que alguns membros da equipa tinham protestado contra as condições de trabalho.

O jornal noticiou que pelo menos um operador de câmara tinha enviado uma mensagem a um diretor de produção, dizendo: "Já ocorreram três disparos acidentais. Isto é super inseguro".

A Rust Movie Productions informou num comunicado que não tinha conhecimento de nenhuma "queixa oficial", mas que "continuaria a cooperar com as autoridades de Santa Fé". A produtora também informou que está a realizar um inquérito interno.

No telefonema para o 911 (o equivalente ao nosso 112), imediatamente após o disparo, foi possível ouvir a comoção e a raiva que tomaram conta da equipa de produção. "Temos duas pessoas que levaram tiros acidentalmente com uma pistola cenográfica; precisamos de ajuda imediatamente", disse quem fez o telefonema.

"Estava carregada com uma bala de verdade?", pergunta o operador. "Não... Não posso dizê-lo", responde a pessoa que ligou. "Supõe-se que este filho da puta fiscaliza as armas, é responsável pelo que acontece no set".

As diretrizes de segurança para a manipulação de armas, detalhadas pelo grupo Actors' Equity Association, especificam que "toda recarga de armas de fogo deve ser realizada por quem dela é responsável, o armeiro ou pessoas experientes que trabalhem sob sua supervisão direta".

As diretrizes recomendam: "Antes de cada utilização, assegure-se de que a arma tenha sido testada fora do cenário e depois teste-a você mesmo. Observe como o diretor de cenografia confere os cilindros e o cano para assegurar que nenhum objeto estranho ou bala falsa está alojada no seu interior".

Baldwin disse na sexta-feira, um dia após a tragédia, que estava com o coração partido e a cooperar plenamente com a investigação. Ele retuitou uma notícia da revista especializada Variety, intitulada "Alec Baldwin recebeu uma arma de cenografia que era segura antes do disparo fatal, segundo declaração sob juramento".