Internacional
03 dezembro 2022 às 09h43

G7 e UE limitam preço do petróleo russo a 60 dólares por barril

O G7 e a UE concordaram com um teto 60 dólares por barril para o petróleo russo numa tentativa de cortar recursos de guerra ao Kremlin

DN/AFP

O preço máximo, previamente negociado a nível político entre o grupo G7 das democracias mais ricas e a União Europeia, entrará em vigor com um embargo da UE ao petróleo bruto russo a partir de segunda-feira.

O embargo impedirá os embarques de petróleo russo por navios-tanque para a UE, que representam dois terços das importações, potencialmente privando o cofre de guerra da Rússia de milhões de euros.

"O G7 e a Austrália... chegaram a um consenso sobre um preço máximo de 60 dólares americanos por barril para o petróleo bruto de origem russa transoceânico em linha com" a União Europeia, disse o G7 em comunicado.

O G7 disse que está a cumprir a sua promessa de "evitar que a Rússia lucre com a sua guerra de agressão contra a Ucrânia, apoiar a estabilidade nos mercados globais de energia e minimizar os efeitos económicos negativos da guerra de agressão da Rússia".

A Polónia recusou-se inicialmente a apoiar o plano de teto de preços por preocupações de que esse teto fosse muito alto, mas o seu embaixador em Bruxelas acabou por confirmar o acordo de Varsóvia na noite de sexta-feira.

O limite de preço tem como objetivo tornar mais difícil para a Rússia contornar as sanções vendendo fora da UE.
O embaixador da Polónia, Andrzej Sados, também disse que Bruxelas levaria em consideração as sugestões dos Estados da Polónia e países bálticos para uma nona rodada de sanções "dolorosa e cara" contra Moscovo.

A Casa Branca descreveu o acordo como "boa notícia", dizendo que um teto de preço ajudará a limitar a capacidade de Putin de financiar a "máquina de guerra" do Kremlin.