Internacional
28 maio 2023 às 19h01

"Cada vitória é um renascimento", diz o reeleito Erdogan

Presidente turco foi declarado vencedor com 52% dos votos.

DN/AFP

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, venceu a segunda volta das eleições presidenciais turcas, as mais renhidas das suas duas décadas no poder.

Ainda enquanto se contavam os votos, já Erdogan fazia o discurso de vitória. "Vamos continuar a governar o país nos próximos cinco anos", afirmou Erdogan aos apoiantes, discursando em cima de um autocarro em frente à sede de campanha, no seu distrito, em Istambul. "Se Deus quiser, vamos ser merecedores da vossa confiança.

A oficialização dos resultados chegou cerca de quatro horas depois: "Baseado em resultados provisórios, concluiu-se que Recep Tayyip Erdogan foi eleito presidente," afirmou o presidente do Conselho Superior Eleitoral, Ahmet Yener, de acordo com a agência noticiosa estatal Anadolu.

O mesmo responsável apontou para uma vitória de 52,14%, Erdogan, que lidera o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islâmico-conservador), contra 47,86% do adversário, o rival social-democrata Kemal Kiliçdaroglu.

Os resultados confirmam as previsões para a segunda volta, à qual o presidente chegou como favorito, apesar do desejo de mudança de parte do eleitorado, da inflação galopante e das denúncias de restrições das liberdades, num país onde há dezenas de milhares de opositores presos ou exilados.

Pela primeira vez na história da Turquia, houve uma segunda volta turno.

"Cada eleição é um renascimento", disse o líder islâmico-conservador. "Cumpriremos todas as promessas feitas ao povo", acrescentou, diante de uma multidão reunida em Istambul, que agitava bandeiras do país.

Também houve manifestações espontâneas para comemorar a vitória do presidente noutras cidades, especialmente na região da Anatólia, centro do país.

Notícia atualizada às 21.05