Internacional
10 junho 2023 às 14h19

Como é que três crianças e um bebé sobrevivem na selva durante 40 dias?

Três crianças e um bebé estiveram desaparecidos na selva na Colômbia durante 40 dias, depois de o avião onde viajavam com a mãe ter caído. Foram encontrados com vida.

DN/AFP/Lusa

Depois de 40 dias, milagrosamente foram encontradas as quatro crianças perdidas na selva na Colômbia na sequência da queda de um avião. Panfletos com instruções, a voz da avó e um abrigo improvisado podem ter ajudado na sobrevivência dos quatro irmãos.

Com idades entre os 11 meses e os 13 anos, as crianças viveram sozinhos na selva com uma vegetação densa, árvores que atingem 40 metros de altura, chuva e a presença de onças, cobras e outros animais perigosos.

"Estas crianças estavam sozinhas. Conseguiram fazer isto sozinhas. Um exemplo absoluto de sobrevivência que ficará na história", disse o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, aos jornalistas.

Segundo os avós das crianças, a mais velha, Lesly manteve os irmãos mais novos em segurança e tinha conhecimentos sobre a vida selvagem. O avô Fidencio Valencia afirmou à AFP que Lesly era uma criança "muito inteligente" e capaz de guiar os irmãos pela floresta. Um fruto mordido encontrado pela equipa de resgate demonstra que este conhecimento dos irmãos sobre os frutos selvagens pode ter ajudado na sua sobrevivência.

A equipa de resgate composta por 160 militares e 70 indígenas com conhecimento íntimo da selva encontraram uma tesoura, elástico de cabelo e partes de um abrigo feito à mão pelas crianças com paus e ramos.

"Foi a sabedoria das famílias indígenas, de viver na selva, que os salvaram", afirmou o presidente.

Para impedir as crianças de continuarem a afastar-se, a força aérea atirou cerca de 10.000 panfletos na floresta com instruções em espanhol e na própria língua indígena das crianças a dizer para ficarem paradas e com dicas de sobrevivência. Os militares ainda atiraram para a selva parcelas de comida e garrafas de água.

Através de altifalantes, os militares enviaram mensagens na língua nativa dos indígena a pedir para que parassem para que pudessem ser localizados. Também foi transmitida uma mensagem gravada pela avó das crianças.

A equipa de resgate percorreu 2.656 quilómetros durante as buscas. Vários militares e indígenas tiveram que ser substituídos durante a operação devido à dureza do clima e do terreno. Um cão farejador que se perdeu nas operações de busca, permanece desaparecido

O General Pedro Sánchez, general que comandou as operações de busca, insistiu as últimas semanas que as crianças estavam vivas e perto dos soldados, embora tenha admitido que a sua jornada era "inacreditável", diz a AFP. "Milagre, milagre, milagre", afirmou. "Hoje tivemos um dia mágico", acrescentou, depois de terem encontrado os quatro irmãos.

As quatro crianças viajavam com a mãe e acompanhante num avião Cessna 206, que caiu na selva na Colômbia. O piloto comunicou problemas com o motor do avião antes de este desaparecer dos radares. O avião foi encontrado a 8 de maio entre a vegetação. A equipa de resgate recuperou três corpos: o do piloto, o da mãe das crianças e o de um dirigente da comunidade indígena Uitoto.

Os irmãos foram os únicos sobreviventes, tendo sido encontrados este sábado.

Autoridades afirmaram que o grupo estava a fugir de ameaças de membros de um grupo armado.

As quatro crianças estão neste momento a receber tratamento em Bogotá e, apesar de estarem comunicativas, o seu prognóstico é reservado, segundo as primeiras informações oficiais. De acordo com o general Pedro Sánchez, as crianças foram transferidas para o Hospital Militar, "onde estão a ser tratadas física e psicologicamente".