Internacional
31 março 2023 às 10h18

ChatGPT foi bloqueado em Itália

Regulador italiano decidiu suspender temporariamente a aplicação de inteligência artificial da OpenAI por considerar que não estão a ser respeitados os dados dos utilizadores.

DN/AFP

A Autoridade Italiana de Proteção de Dados decidiu, esta sexta-feira, bloquear temporariamente a aplicação de inteligência artificial ChatGPT, por não respeitar os dados dos utilizadores.

A decisão, "com efeito imediato", resulta na "limitação temporária do processamento de dados do utilizador italiano em relação" à aplicação da OpenAI, indicou o regulador italiano, em comunicado.

A suspensão é temporária até que a empresa de inteligência artificial cumpra "os regulamentos" da proteção de dados que estão em vigor na União Europeia, refere a autoridade italiana, que abriu uma investigação ao ChatGPT.

O regulador fez saber que não havia base legal para justificar "a recolha e armazenamento em massa de dados pessoais com o objetivo de 'treinar' os algoritmos subjacentes à operação da plataforma".

Referiu que, por exemplo, a OpenAI não verifica a idade dos utilizadores e expõe "menores a respostas absolutamente inadequadas em comparação com o seu grau de desenvolvimento e autoconsciência".

A empresa norte-americana tem agora 20 dias para responder às preocupações do regulador italiano, caso contrário será aplicada uma multa de 20 milhões de euros ou será detido cerca de 4% das receitas anuais.

Baseado no modelo GPT-3.5 (Generative Pre-trained Transformer versão 3.5), o ChatGPT funciona como um bot de conversação ao qual é possível fazer perguntas e obter respostas em poucos segundos. Depois de criar uma conta, o interface é simples: há uma caixa para fazer perguntas e a resposta surge como se houvesse alguém a escrevê-la em tempo real do outro lado.

É possível ter conversas em português de Portugal porque o protótipo é multilingue e adapta-se ao utilizador. Ou seja: se alguém começar uma conversa em inglês e depois mudar para português, o ChatGPT ajusta-se e começa a responder em português.