Internacional
30 março 2023 às 08h51

Central nuclear de Zaporijia "não pode ser protegida", diz AIEA

Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica diz que a "atividade militar está a aumentar" em toda a região de Zaporijia, onde está localizada a central nuclear, a maior da Europa.

DN

A central nuclear de Zaporijia, na Ucrânia, a maior da Europa, "não pode ser protegida". A afirmação é do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, que visitou na quarta-feira as instalações da central.

"É óbvio que a atividade militar está a aumentar em toda a região. Portanto, a central não pode ser protegida", constatou Grossi, citado pela Sky News, que visitou a central nuclear pela segunda vez desde que a guerra na Ucrânia começou, a 24 de fevereiro de 2022.

A Agência Internacional de Energia Atómica tem uma equipa de especialistas na central nuclear, que apresenta uma situação "precária".

Durante a visita a Zaporijia, Grossi prometeu tentar promover um acordo entre Rússia e Ucrânia para "evitar uma catástrofe" na central nuclear.

"Vou preparar e propor medidas realistas para serem aprovadas por todas as partes", disse Grossi, citado por agências de notícias russas.

Para o diretor da agência nuclear das Nações Unidas, esse compromisso envolverá a proteção de toda a central e não apenas uma zona de segurança em seu redor, sobre a qual as negociações se concentraram até agora e sem sucesso.

"Todas as medidas possíveis devem ser tomadas para proteger a central de qualquer ataque", sublinhou Grossi

"Estamos abertos ao diálogo; estamos abertos a responder a quaisquer perguntas; estamos abertos a encontrar soluções e mecanismos para que essas soluções sejam centradas no que é importante. A prioridade é garantir a segurança nuclear", acrescentou o diretor da AIEA..

Já esta quinta-feira, e de acordo com a Sky News, o vice-primeiro-ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Ryabkov, fez saber que Moscovo tem estado em conversações com o responsável da AIEA sobre uma zona de segurança em redor da central nuclear de Zaporijia, que é controlada pelas forças russas.

Ryabkov, citados pelas agências de notícias estatais russas, afirmou que as conversações para implementar uma zona de segurança está a evoluir e que há um "contacto constante" com Rafael Grossi.