Vídeo para salvar patos faz furor nas redes sociais

Um pato está em dificuldades e, por vezes, em condições bizarras, e é ajudado por alguém simpático. Mas isto é só o princípio...

Um vídeo criado pela ONG ambientalista Animals Australia foi visualizado mais de 90 milhões de vezes e teve dois milhões de "Gosto" no Facebook no espaço de dez dias. Nele vê-se diferentes patos a serem resgatados de situações complicadas ou desagradáveis numa demonstração da simpatia humana para esta ave palmípede. O que é agradável.

Mas esta mensagem agradável pretende, precisamente, combater uma realidade desagradável: o facto de ser legal abater estas aves no estado australiano de Victoria.

Os seus autores explicam que o vídeo é parte de uma campanha para convencer o governo local a mudar a legislação na matéria, demonstrando que "a esmagadora maioria das pessoas quer proteger estas aves aquáticas, não disparar para elas nos ares em nome do desporto".

A diferença deste vídeo em relação a outras denúncias de crueldade em animais é que estas, em geral, revelam imagens brutais e violentas, enquanto este exibe sempre imagens e situações agradáveis e até divertidas, sublinhando emoções positivas.

Para uma das responsáveis da ONG australiana, Lisa Chalk, "há poucas coisas mais intensas do que testemunhar um ato de bondade humana, seja para com uma pessoa ou para com um animal". Falta saber se o governo do estado de Victoria vai ter essa sensibilidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG