Vídeo inédito mostra ritual de iniciação da máfia

Os Carabinieri prenderam esta terça-feira 40 pessoas ligadas à máfia. A operação visa sobretudo membros da 'Ndrangheta, organização mafiosa da Calábria.

Os Carabinieri prenderam esta terça-feira 40 pessoas ligadas à máfia. A operação desenrolou-se no Norte de Itália, mas visa sobretudo membros da 'Ndrangheta, organização mafiosa da Calábria, no Sul do país, acusados de extorquir empresários locais.

Além das detenções, foi divulgado pela imprensa italiana um vídeo inédito, que mostra um ritual de iniciação de um novo membro da máfia. O vídeo foi gravado em segredo pelos Carabinieri, na quinta Castello di Brianza, no norte de Itália. O novo membro presta juramento perante um chefe conhecido pelo nome de "Santa".

"É a primeira vez que registámos em direto juramentos" de mafiosos, sublinhou Ilda Boccassini, célebre magistrada italiana, que coordenou a investigação. Boccassini, procuradora de Milão, é conhecida, entre outras coisas, ter acusado o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi no chamado caso 'Rubygate'.

No vídeo, o suposto chefe mafioso faz referência a juramentos a figuras históricas como Giuseppe Mazzini ou Giuseppe Garibaldi. "Se vos perguntam: de quem és filho? Quem é o vosso pai? Têm que responder: o meu pai é o Sol e a minha mãe é a Lua". Em seguida, o novato repete, a seguir a "Santa": "Juro renegar a qualquer coisa, até à sétima geração, a toda a associação criminosa que conheci até hoje para salvaguardar a honra dos meus sábios irmãos. Em nome de Garibaldi, Mazzini, Lamarmora, passo a minha votação sobre Buttà G. A partir de agora conheço-o como o meu sábio irmão".

O magistrado Paolo Storari, outro dos responsáveis pela investigação, deu mais pormenores sobre as detenções em conferência de imprensa, citada pelas agências internacionais. "Identificámos cerca de 500 casos episódios de intimidação entre 2008 e 2014, na maioria dos casos extorsões, que na maior parte das vezes não foram denunciadas pelas vítimas".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG