Verdadeira Lista de Schindler está à venda no eBay

A verdadeira "Lista de Schindler", 14 páginas com os nomes dos 801 judeus salvos pelo industrial alemão, está em leilão no eBay por três milhões de dólares (2,3 milhões de euros), indicou o vendedor na sexta-feira.

As 14 páginas, datadas de 18 de abril de 1945, foram escritas à máquina por Itzhak Stern, o contabilista e braço direito de Schindler, indicou à agência noticiosa AFP o vendedor especializado em documentos antigos Gary Zimet.

"O sobrinho de Stern [em Israel] vendeu o documento há três anos ao proprietário atual, que o comprou como investimento", acrescentou Zimet, sem querer adiantar mais detalhes.

No eBay, os vendedores, sob o nome "Gazinauctions" precisaram que a venda "não é de uma cópia da lista, mas [é] a verdadeira lista", garantindo que "esta relação, absolutamente rara, é a única a ter estado alguma vez no mercado".

O documento será acompanhado de um certificado de autenticidade do sobrinho, com mais detalhes sobre a sua história.

A venda, que deve encerrar na segunda-feira, 29 de julho, à 01:00 TMG [02:00 de Lisboa], ainda não atraiu interessados.

O industrial Oskar Schindler salvou a vida a mais de mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial, ao inscrevê-los numa lista de pessoas que efetuavam trabalhos indispensáveis para o exército alemão.

Morto em 1974, no anonimato, foi honrado postumamente e a sua história originou um filme realizado por Steven Spielberg em 1993.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG