Um tapete ortopédico para rezar sem magoar os joelhos

Para evitar as dores nos joelhos devido à oração, um turco muçulmano residente na Alemanha inventou um tapete ortopédico que já se vende em todo o mundo.

O tapete, que à primeira vista é semelhante a todos os tapetes de orações, tem pequenas almofadas por baixo, no local onde se colocam os joelhos, os pés e a cabeça. As almofadas são feitas de "uma espuma especial, muito estável, que não se danifica", explica à AFP Adnan Pirisan, um turco de 50 anos que vive há dez na Alemanha. Pirisam diz que não vai revelar a composição desta espuma: "Segredo de fabrico."

Veja o vídeo promocional:

Pirisan inventou este tapete depois de ele próprio ter sofrido com dores nos joelhos, segundo explicou ao jornal alemão Frankfurt Allgemeine: "Os muçulmanos rezam geralmente cinco vezes por dia e ajoelham-se 40 vezes durante 15 a 20 segundos. E durante o Ramadão ajoelhamo-nos 60 vezes por dia."

"Registei a minha patente em 2009 e desde então produzimos em três cidades da Turquia. Vendemos cerca de três mil tapetes por ano", disse Pirisan à AFP. Quando está enrolado, o tapete pode transformar-se numa almofada ou num saco onde se pode guardar "o livro de orações ou os medicamentos".

A empresa Pirisec vende sobretudo através da internet, mas tem pontos de venda na Alemanha, Turquia, Kuwait e Dubai. Existem tapetes de três categorias - standard (por 39,50 euros), luxo (49,50 euros) e infantil (9,50 euros).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG