Sueco já escreveu 2,7 milhões de entradas para a Wikipédia

O sueco Sverker Johansson é detentor de um peculiar recorde. Só à sua conta, elaborou 2,7 milhões de entradas para a Wikipédia do seu país, que é atualmente a segunda mais extensa, após a da língua inglesa.

Sverker Johansson tem 54 anos e desde há sete anos a maior parte do seu tempo livre a catalogar espécies animais e a escrever sobre as Filipinas, país de origem de sua mulher, revela hoje o diário El Mundo.

O jornal afirma que Johansson, que tem uma entrada na Wikipédia portuguesa, não trabalha sozinho, em boa verdade. Além da colaboração da mulher, o sueco concebeu um programa informático que permite a pesquisa automática por bases de dados e outras fontes digitais de informação sobre um tema e transforma esta informação em texto. Segundo Johansson, este processo permite a criação de dez mil entradas.

Mas não deixa de notar que aquele processo tem limites, porque a "Wikipédia precisa de autores que descrevam sentimentos, revelem qualidades literárias", algo que um programa informático não pode fazer.

O seu objetivo é o de "criar uma democracia digital absoluta" e defendeu, numa entrevista concedida ao The Wall Street Journal, citada na notícia do diário espanhol, que esta forma de processar o conhecimento humano pode ser a base de importantes desenvolvimentos científicos e sociais.

Apesar do seu envolvimento com a Wikipédia, ou talvez por isso mesmo, não deixa de apontar algumas deficiências, considerando a enciclopédia online "pouco equilibrada", dando como exemplo a existência de "mais de 150 artigos sobre personagens do Senhor dos Anéis e menos de dez dedicados a sobreviventes da Guerra do Vietname".

Segundo a própria Wikipédia, a enciclopédia tem hoje páginas em 287 línguas e um total de 32 809 216 artigos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG