Sérgio Mattarella eleito presidente de Itália

O juiz siciliano, cujo nome foi proposto pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, foi eleito à quarta votação no Parlamento, quando só precisava de maioria simples e já não de maioria de dois terços.

Sérgio Mattarella, de 73 anos, vai substituir Giorgio Napolitano, de 89 anos, que se afastou do cargo após nove anos na presidência. É o primeiro siciliano a ocupar o Palácio do Quirinal. Em 1980, a mafia Cosa Nostra matou o seu irmão Piersanti, na altura presidente da região da Sicília.

A morte do irmão levou o juiz do Tribunal Constitucional a entrar na carreira política. Este primeiro ligado à Democracia Cristã (foi ministro com Giullio Andreotti) e depois à fundação do Partido Democrático. Foi vice-presidente e ministro no Governo de Massimo D'Alema.

Mattarella conseguiu o voto de 664 deputados, ficando a apenas nove dos dois terços que teriam sido obrigatórios nas três primeiras votações. A partir da quarta votação, basta uma maioria simples de 505 deputados para eleger o presidente. Entre os que votaram a favor estavam alguns membros da Forza Itália, de Silvio Berlusconi, que tinha dado ordens para que os seus deputados votassem em branco.

Em relação ao seu sucessor, Napolitano afirmou: "Mattarella é uma figura imparcial."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG